A UNIFAL-MG é uma das 73 Instituições Federais que integram a Rede Nacional de Instituições Públicas Federais de Ensino Superior (RNIPFES), responsável por acompanhar exames e avaliações como o Enem e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “Cada instituição participante da Rede é representada por um servidor de seu quadro permanente que desempenha a função de coordenador institucional. A UNIFAL-MG participa da Rede desde sua criação, em 2011, sob minha representação; e na última reunião dos coordenadores da Rede, ocorrida em outubro de 2015, em Brasília, fui eleito para representar as Instituições da Região Sudeste no Comitê Nacional de Assessoramento”, explica.
Segundo Prof. Robson, a criação do Comitê foi uma iniciativa da própria equipe do Inep, que sentiu necessidade de ter um grupo representativo das instituições que hoje integram a RNIPFES. “O objetivo do Comitê é assessorar o órgão deliberando nos assuntos relacionados à Rede, como por exemplo, a formulação do novo Edital de Chamada Pública, de que tratamos na primeira reunião realizada no dia 16/02. Além disso, o Comitê assume a responsabilidade de ser o elo de interlocução entre as partes, alinhando os interesses dos coordenadores da RNPIFES e suas respectivas instituições, com os do Inep”, destacou.
O Comitê foi instituído pela Portaria nº 565, de 18 de dezembro de 2015, e já na primeira reunião dos integrantes realizada este mês, discutiu e finalizou a proposta de Edital de Chamada Pública 2016 para adesão de novas instituições públicas à Rede e ratificação daquelas que já a compõem.
“Para mim, é motivo de grande orgulho representar a UNIFAL-MG e as instituições da região Sudeste do Comitê Nacional de Assessoramento do Inep. Na verdade, eu divido essa responsabilidade com o colega Rail, de São Paulo. Sou grato aos colegas, coordenadores da RNIPFES, que confiaram em mim para representá-los”, comenta Prof. Robson.
Falando sobre as expectativas para o pleito, o professor acrescenta: “Sinto que estou diante de um grande desafio, profissional e pessoal, e espero poder corresponder às expectativas dos colegas, da equipe do Inep e da nossa Instituição. Sem dúvida, fico muito feliz por saber que, de algum modo, estou contribuindo para pensarmos uma educação de melhor qualidade para este país”, declarou.
Além da representação do Prof. Robson, a UNIFAL-MG conta também com uma equipe de agentes composta por cerca de 30 servidores (docentes e técnico-administrativos) dos três campi, que foram capacitados para cumprir as demandas do Inep.
Os servidores da UNIFAL-MG que desejarem integrar a equipe em 2016 devem acompanhar as informações que serão divulgadas oportunamente e ter disponibilidade para participar dos eventos de alinhamento a distância (via Moodle, promovidos pelo Inep) e das capacitações presenciais, promovida pelo coordenador institucional. Os interessados devem, ainda, ter disponibilidade para o cumprimento das demandas de observação dos exames e avaliações criadas pelo Inep.
Confira a Portaria [2] do Inep que institui o Comitê
Foto: arquivo pessoal do Prof. Robson Santos de Carvalho do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG