Entre os dias 14 e 26/02, a Universidade recebeu a visita técnica do pesquisador Oscar Salvioni, do Centro para el Desarollo de la Investigación Científica (CEDIC) [2] do Paraguai, que desenvolveu atividades do projeto sobre identificação de espécies de Leishmania em cães e no vetor, no Laboratório de Biologia Molecular de Micro-organismos, sob a supervisão dos pesquisadores Fabio Antonio Colombo e Marcos José Marques.
"Trata-se de uma cooperação internacional onde está sendo transferido um know-how do diagnóstico molecular usando a metodologia de PCR em tempo real. Basicamente, Oscar fez um treinamento em extração do DNA e RNA de vários tipos de amostras biológicas tais como fígado, baço e sangue", comentam os supervisores das atividades na UNIFAL-MG.
De acordo com os pesquisadores, Oscar levará esta ferramenta para diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em Assunção no Paraguai, onde o registro de casos vem aumentando rapidamente.
Na oportunidade, o visitante aproveitou para receber treinamento em identificação de caramujos infectados com Schistosoma mansoni, transmissor da esquistossomose.
"Desta forma, a estrutura da UNIFAL-MG está permitindo que países como o Paraguai que também apresentam a dispersão possam ter instrumentos eficazes no diagnóstico e consequente controle e/ou profilaxia da LVC", enfatizam os pesquisadores.
Informações e foto: Marcos José Marques e Fabio Antonio Colombo, pesquisadores da UNIFAL-MG envolvidos no projeto sobre identificação de espécies de Leishmania em cães e no vetor