A professora Enaége Bueno Furtado e o coordenador institucional do Programa Idiomas sem Fronteiras da UNIFAL-MG, professor Eloésio Paulo dos Reis, participaram de eventos promovidos pela coordenação nacional do programa na Universidade de Brasília. Enaége, uma das responsáveis pelos cursos de inglês oferecidos na Universidade, participou de um treinamento sobre o exame IELTS (International Languagem Testing System) promovido em conjunto pela Embaixada Britânica em Brasília e pela Escola Cultura Inglesa.
"O IELTS é um passo importante para quem gostaria de fazer uma faculdade ou trabalhar no exterior”, comenta Profa. Enaége, pontuando que o exame é exigido pelas melhores faculdades e por grandes empresas, além de prover um resultado muito seguro e preciso sobre a proficiência do candidato em língua inglesa. A professora pretende oferecer em breve um curso preparatório para o exame.
Também promovido pela Embaixada Britânica, em conjunto com a coordenação nacional do Idiomas sem Fronteiras, foi o workshop de qual participou o professor Eloésio. Durante dois dias, cerca de 60 coordenadores de todo o Brasil participaram de atividades relativas ao sistema britânico de ensino superior e às condições esperadas, pelas universidades da Grã-Bretanha, de alunos que nelas pretendam estudar.
O workshop, que ocorreu nos dias 02 e 03/03, foi ministrado por seis professores das universidades Queen Mary (de Londres), de Reading e de Birmingham. "O evento foi muito esclarecedor em termos das oportunidades de internacionalização que estão abertas, na Inglaterra e nos outros países do Reino Unido, para estudantes das universidades brasileiras”, afirmou o coordenador institucional do IsF.
No dia 04, os coordenadores participaram ainda no auditório do Anexo II do Ministério da Educação, de um encontro com a coordenação nacional do Idiomas sem Fronteiras, durante o qual foram abordadas as dificuldades e perspectivas do programa para os próximos meses. Resumindo a experiência, o professor Eloésio disse: “Como um coordenador que acaba de assumir a função, foi muito importante compreender mais de perto a filosofia e a logística envolvidas num programa tão importante e complexo como o Idiomas sem Fronteiras”.
Informações e foto: Eloésio Paulo dos Reis, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, coordenador institucional do Programa Idiomas sem Fronteiras