No mês de fevereiro, foi assinado o acordo de cooperação técnico-científico cultural entre a UNIFAL-MG e a Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Trata-se de um convênio de cooperação para um período de cinco anos, que tem por objetivo assegurar a expansão quantitativa e qualitativa de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Esse importante convênio, que vem contribuir com o processo de internacionalização da Universidade, é fruto de iniciativas da professora Helena Felício com o apoio da direção do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e da Assessoria de Relações Interinstitucionais da UNIFAL-MG. A professora Helena Felício, que também é coordenadora do Mestrado em Educação, vem desde a realização do seu pós-doutorado na UMinho, se empenhado para que os laços institucionais sejam firmados, sobretudo para o benefício e fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAL-MG.
Todas as áreas podem se beneficiar deste acordo de cooperação, sendo necessário definir, em Termos Aditivos, as atividades e projetos específicos de cooperação ou intercâmbio que poderão ser desenvolvidos entre as duas instituições, mediante o desígnio de representes responsáveis pelas ações.
É preciso destacar que o primeiro termo aditivo está a ser desenvolvido e trata-se de uma cooperação que incise sobre atividades de docência e de investigação na área da formação inicial e continuada de professores, nomeadamente o desenvolvimento de projetos de inovação educacional no âmbito de cursos de Graduação e Pós-Graduação.
Este primeiro termo aditivo, sob a responsabilidade da Profa. Helena Felício e do Prof. Carlos Silva (UMINHO) contempla o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, a visita de docentes para realização de seminários abertos à comunidade, a participação na supervisão de processos de practicum e visitas a contextos educativos, o desenvolvimento de iniciativas de formação por webconferências, o incentivo à mobilidade de estudantes da graduação e pós-graduação, a concretização de escritos na forma de artigos científicos, capítulos de livros e livros, a divulgação conjunta de atividades de pesquisa em eventos científicos e, por fim, a realização de um curso intensivo a ser realizado na UNIFAL-MG, para o qual aguarda-se a aprovação de CAPES, no âmbito do Edital de Altos Estudos.
Informações: Sandro Amadeu Cerveira, professor-diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG