Assinatura de termos de cooperação e o hasteamento das bandeiras com a presença do Pelotão de Atiradores do Tiro de Guerra de Alfenas marcaram o início das comemorações dos 102 anos da Instituição, na manhã desta segunda-feira, 04/04, na sede da UNIFAL-MG.
A solenidade de assinatura dos termos aconteceu no auditório Dr. João Leão de Faria após a apresentação do vídeo institucional; e contou com a presença do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; do prefeito municipal, Maurílio Peloso; do secretário municipal de Defesa Social, Leonardo Vilela; e da presidente do Conselho Diretor da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UNIFAL-MG (NidusTec), Profa. Marcia Paranho Veloso. Também representantes da 18ª Companhia da Polícia Militar Independente de Minas Gerais prestigiaram o evento.
Durante a cerimônia, a diretora do NidusTec apresentou um breve histórico da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, criada em 2014 e que hoje já congrega sete empresas incubadas, das áreas de tecnologia da informação, alimentos e cultura. Profa. Marcia também destacou em sua fala, a parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do convênio então assinado na oportunidade.
Com palavras de orgulho e agradecimento, o prefeito municipal lembrou a importância da UNIFAL-MG, ressaltando sua contribuição para o desenvolvimento social, econômico, científico e cultural para o município. “Neste dia de alegria e de comemorações, eu como prefeito do município, em nome da população de Alfenas, venho trazer a todos que fazem parte dessa história a gratidão e o respeito do município por essa instituição que tanto nos orgulha. Obrigado por responder às demandas de saúde e da educação da nossa sociedade e por participar dos problemas, desafios impostos pelo desenvolvimento local, regional e até nacional, com ações como a parceria desenvolvida junto ao município, como a Incubadora de Empresas, resultando no desenvolvimento, no crescimento e na consolidação das micro e pequenas empresas de Alfenas e região”, enfatizou. [2]
Lembrando a expansão da Instituição centenária, que há pouco mais de 10 anos possibilitou maior acesso ao Ensino Superior, o reitor citou a inclusão social simultânea ao desenvolvimento tecnológico, como um dos principais desafios para o país e também para as universidades. “Não há desenvolvimento social que não esteja ligado a desenvolvimento econômico. Conhecimento e tecnologia são as moedas do mundo moderno”, frisou.
Prof. Paulo Márcio pontuou que a falta de inclusão gera problemas como a violência, e que a Universidade não está à parte desses problemas vividos pela sociedade, por isso, busca constantemente ações que possam minimizar essas situações. “Destaco aqui a importância do termo de cooperação que celebramos hoje com o município”, afirmou.
Na sequência, o reitor explicou do que se trata o convênio. “Esse termo de cooperação tornará possível o acoplamento de câmeras de monitoramento da Universidade no sistema de monitoramento do município, e com isso, a gente espera trazer um pouco mais de segurança para a comunidade, tanto aquela que aqui trabalha ou àqueles que aqui frequentam e convivem com a nossa Instituição”, comentou, acrescentando: “Lembrando pelo próprio vídeo, que hoje é uma comunidade muito grande, tem o pessoal da terceira idade, tem o pessoal que vem para o atendimento clínico-odontológico, para o atendimento no Laboratório Central, tem um grande número de pessoas que aqui estão que demandam operações também de segurança”, concluiu.
Após as assinaturas, os participantes prestigiaram o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional com a apresentação dos integrantes do Pelotão de Atiradores do Tiro de Guerra de Alfenas.