Neste mês, celebra-se em todo o mundo, mais uma edição do "Setembro Amarelo" [2], uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que tem por finalidade, alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, bem como suas formas de prevenção. Na UNIFAL-MG, as atividades tiveram início na manhã desta segunda-feira, 12/09, com oficina de pintura e Tai Chi Chuan no hall do prédio V, na sede; além de ações do projeto de extensão "Cuidando da gente".
[3]A partir das 17h, haverá apresentação musical com o grupo Batuki Mental e também dança circular e biodança.
Durante a semana, haverá ainda exposição de relatos e depoimentos "Flores e Histeria".
Para este ano de 2016, a organização promoverá ainda, o 1º Simpósio de Saúde Mental e Prevenção", que tem como princípio fornecer a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais conhecimento na área de saúde mental, além de estimular a reflexão e discussão de temas de relevância na área. A programação contará com palestras sobre os temas:
- "Suicídio: é preciso falar para prevenir" - dia 27/09, das 18 às 21h30, na sala R-101;
- "Qualidade de vida e resiliência" - dia 28/09, das 17h30 às 19h, na sala R-101;
- "Depressão, ansiedade e álcool e drogas: seu papel na indução do suicídio" - dia 28/09, das 19 às 21h, na sala R-101.
SOBRE A CAMPANHA
A campanha ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
A maior parte das pessoas, quando ouvem falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, e vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida. A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, idéias e emoções.