Publicado em Assessoria de Comunicação Social (https://unifal-mg.edu.br/comunicacao)

Início > Professores da Geografia realizam trabalho de campo com os alunos no Paraná

Professores da Geografia realizam trabalho de campo com os alunos no Paraná

Por Ana Carolina Araújo em seg, 18/09/2017 - 08:44
Atividades fazem parte das disciplinas de Recursos Naturais do Brasil e Geografia Regional

[1]

Entre os dias 04 e 10/06, os professores Clibson Alves dos Santos e Ana Rute do Vale do curso de Geografia da UNIFAL-MG, estiveram em trabalho de campo nas regiões oeste e norte do estado do Paraná. As atividades fazem parte dos conteúdos das disciplinas de Recursos Naturais do Brasil e Geografia Regional. Na região oeste, foram realizadas visitas aos programas socioambientais da Itaipu Binacional, dentre os quais se destaca o Cultivando Água Boa (https://www.itaipu.gov.br/meioambiente/cultivando-agua-boa [2]), projeto premiado internacionalmente. Os resultados dessa [3]iniciativa foram observados no Sítio Família Grassi, em Matelândia/PR, que é um exemplo de área ambiental recuperada, na Microbacia Barrerão, onde se desenvolve a policultura, o lazer e turismo rural; na propriedade do senhor Luiz Arruda, em São Miguel do Iguaçu/PR, que pratica a agricultura orgânica, cuja produção é servida em seu restaurante rural e no barracão da Associação dos Catadores de Recicláveis, em Santa Terezinha de Itaipú/PR, geradora de renda para esses trabalhadores.

No Parque Tecnólogico de Itaipu, o grupo visitou o Refúgio Biológico Bela Vista, que é uma unidade de proteção ambiental - que recebe animais “desalojados” pela usina, e pesquisa a produção de mudas florestais, a reprodução de animais silvestres em cativeiro e a recuperação de áreas degradadas -, o lago, a barragem, o vertedouro e o interior da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, onde ficam as unidades geradoras de energia; assistiu palestras e debateu com o André Luiz, docente do curso de Geografia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) sobre a Tríplice fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina” e sobre o Panorama Socioeconômico da “Região Oeste do Paraná” com Flávio de Matos Rocha, técnico do PTI.

[4]Também ocorreu a visita ao Parque Nacional do Iguaçu, que é uma unidade de conservação federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e onde se localizam as cataratas do Iguaçu.  

Na região norte do Paraná, o grupo visitou a cidade de Maringá, na qual teve a oportunidade de assistir uma palestra com professor Elpídio Serra, docente da pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá, sobre a “Formação Socioespacial da região Norte do Paraná” e conhecer a área central da cidade, sobretudo a catedral Nossa Senhora do Carmo.

[5]

Galeria de imagens [6]

Informações: Ana Rute do Vale, professora do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG
Fotos: Reprodução Facebook Clibson Alves dos Santos, [7] professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG
Tags: 
Notícias [8]
Em Pauta [9]

Links:
[1] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20171509074621.jpg
[2] https://www.itaipu.gov.br/meioambiente/cultivando-agua-boa
[3] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20171509075008.jpg
[4] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20171509075037.jpg
[5] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/sites/default/files/images/20171509075141.jpg
[6] http://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/curso-geografia-realiza-trabalho-campo-parana-galeria
[7] https://www.facebook.com/clibson.santos/media_set?set=a.1946088265417709&type=3
[8] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/noticias
[9] https://unifal-mg.edu.br/comunicacao/releases