Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
A Instituição receberá na próxima sexta-feira, 14/08, o professor convidado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Rosalvo Schütz, para ministrar a conferência intitulada “É possível uma utopia materialista? Pensando desde T. Adorno e E. Bloch”.
O objetivo do evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa “Filosofia, História e Teoria Social” do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), sob a coordenação dos professores Paulo Denisar Fraga e Marcos Roberto de Faria, é discutir a temática articulada da utopia, da esperança e da emancipação social a partir das contribuições teóricas de Theodor W. Adorno e Ernst Bloch.
“Um dos desafios filosóficos mais urgentes da atualidade talvez seja a construção de um horizonte significativo no qual nossa fundamental alienação em relação à natureza possa ser superada sem que, para tanto, precisemos abdicar de nossa condição social, autônoma e crítica”, ressalta a organização na apresentação do tema.
O palestrante Prof. Rosalvo Schütz possui graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1997), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e doutorado em Filosofia - Universität Kassel/Alemanha. Atualmente é professor Adjunto D na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, onde é líder do Grupo de Pesquisa "Ética e Política" e leciona na graduação de filosofia e nos programas de Pós-Graduação em Filosofia e em Desenvolvimento Rural Sustentável. É diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e Bolsista de Produtividade do CNPq. Tem experiência nas áreas de Filosofia Política e Filosofia da Natureza, referendando-se especialmente em filósofos do Idealismo Alemão e da Teoria Crítica. Dentre uma série de outras publicações, é coorganizador do livro Crítica e utopia: perspectivas brasileiras e alemãs. Porto Alegre: Editora Sulina, 2012. 286p. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/0920572653737862).
A conferência acontece a partir das 19h no auditório Dr. João Leão de Faria.
Inscrições podem ser feitas pelo CAEX.
Com informações: Paulo Denisar Vasconcelos Fraga, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, coordenador do evento