Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
A obra da professora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Sílvia Ester Orrú, intitulada “O re-inventar da inclusão: Os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender”, foi a vencedora da 3ª edição do Prêmio Internacional de Ensaio em Educação e Aprendizagem (III International Essay Award in Education and Learning). Tal prêmio é concedido pela Global Knowledge Academics (GKA) e reconhece a excelência em investigações da área educativa.
O livro apresenta o conceito de inclusão menor, inspirado nas leituras de “Kafka, por uma literatura menor”, de Deleuze e Guattari, sendo que a autora aborda a inclusão do ponto de vista real, a partir de entrevistas com a diretora e professora de uma escola, uma roda de conversa com a turma do 1º ano, com um juiz e um ex-presidiário, uma mulher com esclerose múltipla, uma jovem com síndrome de Down e uma mãe de um menino com autismo. A pesquisa demonstrou que a "inclusão menor" se estabelece como parte de uma filosofia de vida dos envolvidos na comunidade por meio da convivência social. .
A Profa. Silvia, que também é colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAL-MG, contou que em breve a obra também será publicada em inglês e espanhol. “Para quem é estudioso, pesquisador e militante na área da educação inclusiva, sabe o quanto é importante disseminarmos conhecimentos e experiências que gerem mais frutos em prol de uma sociedade menos excludente”, afirmou.
O ganhador do prêmio da GKA recebe um certificado e uma inscrição gratuita para o próximo Congresso Internacional de Educação e Aprendizagem, que será realizado este ano na Université Paris Diderot, em Paris, de 18 a 20/07, oportunidade em que a professora apresentará sua investigação e obra para o público.
Para comprar o livro em português, clique aqui.
Com informações: Sílvia Ester Orrú, professora do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG campus Poços de Caldas