Professora da UNIFAL-MG representa o país em Congresso Internacional na Colômbia

Versão para impressãoEnviar por email

Profa. Patrícia Mônica Ribeiro, da Escola de Enfermagem, ministrou três palestras durante o evento

Reunião com professoras para discussão sobre Saúde Coletiva

Entre os dias 29/09 e 06/10/2012, a professora Patrícia Mônica Ribeiro da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, esteve na Colômbia para participar do III Congreso y IV Encuentro Nacional e Internacional de Investigación y cuidado del programa de Enfermería UDES: "La adolescente embarazada un compromiso para la Enfermería del siglo XXI".

Promovido na Universidade de Santander - UDES, localizada na cidade de Bucaramanga (a 400 km de Bogotá), o evento abordou o tema Saúde Coletiva com ênfase em Gestação na Adolescência, sobre o qual ministraram palestras vários conferencistas do país, além de dois convidados internacionais: Profa. Patrícia Ribeiro da universidade, representando o Brasil, e um docente da Universidade de Sevilha, que representou a Espanha.

Durante o congresso Profa. Patrícia realizou três palestras, nas quais destacou temas desenvolvidos em sua tese de doutorado:

- “Gestação na Adolescência: construção do processo Saúde-Resiliência” ;
- “Promoção da Saúde e Resiliência”;
- “Resiliência como intervenção de Enfermagem na Saúde da Mulher”
.

Além das palestras, a docente também esteve reunida com diretores e professores da universidade local, para conhecer o conteúdo curricular do curso de Enfermagem da instituição. Na oportunidade, apresentou como é o curso aqui na UNIFAL-MG, bem como a política brasileira para Saúde Coletiva.

Também os alunos do 7º, 8º e 9º períodos da UDES se interessaram em conversar informalmente com a Profa. Patrícia, para saber informações sobre as ações voltadas para a Saúde Sexual e Reprodutiva do país.

A participação da professora no evento estreitou a relação entre as duas universidades, sinalizando a possibilidade de firmarem um convênio para mobilidade acadêmica, algo que a docente vê com bons olhos. “É extremamente importante que o aluno aqui da Universidade Federal de Alfenas possa ter uma experiência acadêmica em outro país, principalmente o aluno de Enfermagem, porque a gente tem um foco muito grande em Saúde Coletiva, e o aluno já vivencia essa realidade por aqui. Quando ele sai do país, a experiência de aprendizagem fica ainda maior. Eu penso que é uma ferramenta indispensável para o futuro da UNIFAL-MG, e para a Enfermagem, em especial”, comentou.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação
Universidade Federal de Alfenas

 

Tags: