Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
O professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica da UNIFAL-MG, Cláudio Umpierre Carlan, participou de reunião sobre convênio e projetos nas cidades de Lyon e Paris, França, na semana de 19 a 27/01.
Patrocinada pelo Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), importante órgão de fomento do governo francês, a reunião promoveu debate de vários temas relacionados a convênios e intercâmbios entre as instituições francesas e brasileiras. "Foi importante a UNIFAL-MG ter participado desse momento. Mostramos que temos condições e interesse em ampliar nossos contatos internacionais. Aproveitando esse espaço, preparo um projeto em conjunto envolvendo Arqueologia, terrorismo e repressão", conta Prof. Carlan.
O pesquisador também comenta a satisfação de saber que a docente Maria Filomena Guerra, ex-professora da Universidade Aberta de Lisboa, que atualmente dirige o Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France, é responsável pela direção científica do CNRS, Instituto de Química. "A professora Filomena trabalha com a aplicação dos métodos físico-químicos aos estudos dos objetos metálicos e a rota comercial desses objetos no passado", enfatizou o pesquisador, vislumbrando oportunidades de parceria.
Informações e foto: Cláudio Umpierre Carlan, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, da UNIFAL-MG