Professores e alunos da UNIFAL-MG participam de evento sobre Libras

Fórum realizado pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos aconteceu no Rio de Janeiro

Alunos dos cursos de Letras, Geografia, Física, Química e Biologia da UNIFAL-MG, participaram do Fórum Permanente Bilíngue, realizado pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro/RJ, em 14/12. Com o tema "Mediações Interlinguísticas na Escola: debates em políticas linguísticas para educação a partir dos estudos da tradução de Libras-Português", o evento, que completa sua 9ª edição, contou com a presença de pesquisadores nacionais e apresentações de trabalhos relacionados à área.

Para Thiago Maciel, aluno do 8º semestre do curso de Letras-Português da UNIFAL-MG, participar "foi surpreendente, pois ampliou suas perspectivas acerca das possibilidades de inclusão das pessoas surdas nos diferentes campos de atuação".

A viagem foi organizada pelos professores do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Rafael Carlos, que ministra disciplinas regulares, a optativa de Libras e a eletiva de Português para surdos, e Elias Ribeiro da Silva, responsável pelas disciplinas de Metodologia de Ensino de Português como Língua Materna e Português para Estrangeiros.

De acordo com o Prof. Elias, a participação no fórum corrobora com a discussão que vem sendo realizada em suas aulas sobre "a realidade multilíngue de nossa sociedade e a necessidade de se legitimar a Libras como a língua materna de milhões de brasileiros".

O INES é um órgão do Ministério da Educação e tem como missão institucional a produção, o desenvolvimento e a divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez em todo o território nacional, bem como subsidiar a Política Nacional de Educação, na perspectiva de promover e assegurar o desenvolvimento global da pessoa surda, sua plena socialização e o respeito às suas diferenças. Fundado em 1857, o instituto ocupa importante centralidade, promovendo fóruns, publicações, seminários, pesquisas e assessorias no Brasil.

Com informações e fotos: Rafael Carlos Lima e Elias Ribeiro da Silva, professores do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG