MEC criará programa para consolidar expansão universitária

Assistência estudantil será prioridade

Durante encontro com representantes de movimentos estudantis ontem, 26/06/2012, em Brasília, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que criará um programa de consolidação da expansão das instituições federais de ensino superior.

De acordo com o ministro, a prioridade será a assistência estudantil, que contará com maior apoio para alimentação e moradia dos alunos, por exemplo.

Lembrando que a verba destinada ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) saltou de R$ 125 milhões em 2008 para R$ 500 milhões em 2011 e as bolsas saíram de 198 para 1.078 no mesmo período, Mercadante ressaltou: “Estamos fazendo um grande esforço de inclusão social. Nossa política será a de continuar ampliando o acesso à educação superior com programas, bolsas e cotas.”

Em resposta à pauta de reinvindicações dos estudantes com o pedido de melhorias na estrutura das universidades, mais restaurantes universitários, creches, moradias e bolsas, o ministro se comprometeu a encaminhar para os reitores das universidades e cobrar resposta. “Vamos criar uma comissão para acompanhar e monitorar a resolução das situações indicadas no documento, mas sem ferir a autonomia das universidades; o MEC pode apoiar, acompanhar, fiscalizar e avaliar”, enfatizou.

Expansão

Para o ministro, é visão simplista achar que o Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni) compromete a qualidade da educação superior. Em sua visão, a interiorização das universidades permite reduzir as desigualdades de acesso a essa etapa de ensino. Até 2003, havia 45 universidades federais e 148 campi. Com a expansão, até 2014 serão 63 universidades federais e 321 campi em todo o país.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas
Informações: Assessoria de Comunicação Social do MEC