Pesquisadores da UNIFAL-MG: participem do Programa de Incentivo à Formação Científica de Estudantes de Moçambique e Angola

Versão para impressãoEnviar por email

Interessados em orientar estudantes desses países devem manifestar à PRPPG até 07/11/2013

Os pesquisadores da Instituição interessados em participar do Programa de Incentivo à Formação Científica de Estudantes de Moçambique e Angola, a fim de orientar alunos de graduação desses países, no período de férias acadêmicas (janeiro e fevereiro de 2014), devem manifestar interesse à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação pelo e-mail posgrad@unifal-mg.edu.br informando a área correspondente, até o dia 07/11/2013.

No período de desenvolvimento do programa serão executados projetos que possibilitem aos estudantes de graduação de Angola e Moçambique participar de treinamento científico sob a orientação de pesquisadores qualificados atuando em áreas de pesquisa de interesse dos países.

Os estudantes serão selecionados por autoridade de Angola e Moçambique para ocupar as vagas disponibilizadas em cada Instituição de Ensino Superior brasileira. O estágio seguirá boa parte dos moldes do Programa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES repassará ao representante da Instituição de Ensino Superior, em conta específica para o projeto, o valor de R$ 2.300,00 por aluno. Este montante custeará as despesas dos meses de janeiro e fevereiro de 2014, que incluem os valores da bolsa de iniciação científica (R$ 400,00), alimentação, alojamento e eventuais taxas de regularização de estrangeiros pagas ao Departamento de Polícia Federal.

Saiba mais:

Áreas de Interesse – Angola
Áreas de Interesse - Moçambique
Ofício da CAPES

O PROGRAMA

O Programa de Incentivo à Formação Científica de Estudantes de Moçambique e Angola busca, no âmbito da Iniciação Científica, e de acordo com as disponibilidades orçamentárias do Ministério das Relações Exteriores e da CAPES, envolve projetos de execução anual, que possibilitem estudantes de graduação de Moçambique e Angola realizar, no Brasil e gratuitamente, estágios em áreas de pesquisa mutuamente acordadas em universidades brasileiras durante o período das férias acadêmicas.

Informações: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG

Tags: