Equipe da Faculdade de Ciências Farmacêuticas inicia programa “Intervenções para a Prevenção de Condições Crônicas”

O programa é composto por diversos projetos de extensão

Na última semana de março, cerca de 100 atiradores do Tiro de Guerra de Alfenas participaram de coleta de sangue realizada por alunos dos cursos de Farmácia, Biomedicina e Ciências Biológicas (ênfase em Ciências Médicas) da UNIFAL-MG, sob a coordenação das professoras Stella Maris da Silveira Duarte e Fernanda Borges de Araujo Paula.

Após a coleta, os exames foram realizados nos Laboratórios de Ensino das disciplinas de Bioquímica Clínica e Hematologia Clínica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas/ Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da universidade.

Segundo a Profa. Fernanda Borges, a iniciativa faz parte de um dos projetos que integram o programa “Intervenções para a Prevenção de Condições Crônicas”, recém-aprovado pelo Ministério da Educação, que contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão para desenvolvimento.

Os projetos que compõem o programa são:

“Anemia: Aspectos Sociais e Educacionais”
Coordenação: Prof. Selmo de Ávila Lima

“Aconselhamento Genético aos Portadores de Hemoglobina "S"”

“Doe Sangue Salve Vidas”

“Tipagem Sanguínea”
Coordenação: Profa.  Stella Maris da Silveira Duarte

“Prevenção e Diagnóstico da Hepatite C”
Coordenação: Profa.  Stella Maris da Silveira Duarte

“Monitoramento da Glicemia em Jejum na Prevenção do Diabetes Mellitus”
Coordenação: Profa. Fernanda Borges de Araujo Paula

“Monitoramento dos Níveis Séricos de Colesterol Total e Frações na Prevenção da Aterosclerose”
Coordenação: Profa.  Fernanda Borges de Araujo Paula

“Diagnóstico da Talassemia B menor”
Coordenação: Profa. Stella Maris da Silveira Duarte

“Diagnóstico da Deficiência de Glicose 6 Fosfato Desidrogenase”
Coordenação: Profa.  Stella Maris da Silveira Duarte

“Métodos Contraceptivos e Doenças Sexualmente Transmissíveis”
Coordenação: Profa.  Elisângela Monteiro Pereira

A professora explica que através desses projetos, o programa deve atingir um público de mais 1.000 pessoas, entre as quais, alunos das escolas públicas de Alfenas e casais do Curso de Noivos da cidade.  “Ainda vamos incluir o projeto de Prevenção ao Câncer do Útero que será coordenado pela Profa. Maria Rita Rodrigues”, comenta.

A Universidade Federal de Alfenas recebeu recurso de R$ 150 mil para o desenvolvimento do programa.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social