Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Representantes do projeto de extensão “Reconhecimento do outro: inclusão, tolerância e cidadania”, desenvolvido no campus Varginha da UNIFAL-MG, participaram de uma reunião com a Comissão Diversidade Sexual da OAB de Varginha-MG, no dia 21/03. O objetivo foi articular possíveis parcerias e ações interinstitucionais em Varginha e região.
Coordenado pelas professoras Fernanda Onuma, Juliana Guedes e Santiane Árias, o projeto busca oportunizar o diálogo e a troca de saberes entre membros da comunidade acadêmica e a população, colaborando para a reflexão em torno do conhecimento científico e experiências pela inclusão. Com esta finalidade, propõe-se a apresentar e debater conceitos ligados às relações de inclusão de grupos historicamente desprestigiados e à legislação brasileira sobre os Direitos Fundamentais, convidando à reflexão sobre essas temáticas, que têm ganhado crescente espaço nas discussões contemporâneas.
A reunião contou com a presença de sete mulheres representantes da Comissão de Diversidade Sexual da OAB, que firmaram a parceria com o projeto da UNIFAL-MG e também manifestaram interesse de participação nas atividades e eventos a serem desenvolvidos pelo projeto “Reconhecimento do Outro” junto às escolas do município de Varginha. Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de viabilizar a vinda da palestrante Giowana Araújo no Congresso que será realizado pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas do campus Varginha, que ocorrerá no mês de maio.
Para desenvolvimento das atividades, o projeto “Reconhecimento do outro: inclusão, tolerância e cidadania” conta com a participação dos alunos bolsistas Cássio Mateus Firmiano e Layma de Melo Brito e, também, com os estudantes voluntários Caio Quina, Jessica Sampaio, Kaio Lucas, Gabriela Rabelo, Luiza Avelar, Tariny Dias, Ana Flávia Salgado, Laís Stopa e Karoline Branco.
Ao falar das expectativas da parceria com a Comissão de Diversidade Sexual da OAB de Varginha-MG, o grupo destaca: "Por meio do diálogo interinstitucional, espera-se fortalecer as discussões públicas em torno da temática dos Direitos Fundamentais, sobretudo, no atual momento histórico de crise política, em que tais direitos vêm sofrendo ataques frontais."
Com informações e fotos: Cássio Mateus Firmiano, aluno do curso de Administração Pública, membro do projeto