Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
O projeto de extensão DIPER: em busca de uma melhor qualidade de vida, vinculado ao Programa de Extensão Condições Crônicas: cuidados inovadores, com a coordenação da Profa. Silvana Maria Coelho Leite Fava e a vice coordenação da Profa. Eliza Maria Rezende Dázio, por meio das acadêmicas do 9º período do Curso de Enfermagem, Sandreli Pereira da Silva, Camila Maria Silva Paraízo, Lais Reis Siqueira, Roberta Aparecida Mendes e a Técnica em Assuntos Educacionais Lucélia Jonas Terra, realizaram no dia 26/04, no Centro de Convivência Municipal de Alfenas atividades em comemoração ao Dia de Prevenção e Combate da Hipertensão Arterial.
Foram realizadas aferições da pressão arterial, materiais educativos, cartazes e folders explicando os principais fatores de risco para a Hipertensão Arterial Sistêmica e a necessidade de mudanças de hábitos de vida para manter a pressão arterial estável.
Durante o evento, ao término de cada aferição eram distribuídos cartões no formato de coração em diferentes cores: verde se a pressão estava igual ou menor que 120/80 mmHg, indicando que a pressão arterial estava ótima; laranja se a pressão apresentasse entre 120/80 e 140/90, havendo risco de hipertensão arterial e com a necessidade de adoção de hábitos saudáveis ; já na cor vermelha se a pressão correspondesse igual ou maior que 140/90 mmHg, indicando que sua pressão estava alta e os mesmos eram orientados a procurar um médico para confirmar a medição. Foram realizadas cerca de 80 aferições, das quais aproximadamente 25% das pessoas apresentavam hipertensão igual ou maior que 140/90 mmHg.
O projeto de extensão DIPER: em busca de uma melhor qualidade de vida tem por objetivo orientar a população sobre hábitos saudáveis e contribuir para uma melhor qualidade de vida para pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus através de ações educativas em saúde, além de propiciar o trabalho em equipe e proporcionar experiência autêntica da prática aos seus integrantes.
Informações e fotos: Silvana Maria Coelho Leite Fava, Professora da Escola de Enfermagem