Projeto “EducAmbiental Animal” chama a atenção em exposição na praça de Alfenas

Versão para impressãoEnviar por email
Equipe da UNIFAL-MG marcou presença no Dia Mundial do Meio Ambiente

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, a UNIFAL-MG participou de uma ação realizada na Praça Getúlio Vargas em Alfenas, no dia 03/06, oportunidade em que a equipe do projeto de extensão “EducAmbiental Animal” interagiu com a comunidade durante a exposição de animais do Laboratório Didático de Zoologia.

Estudantes das escolas públicas e outros visitantes se mostraram curiosos para conhecer a biologia e o comportamento dos animais, bem como para manipulá-los sob a supervisão da equipe do projeto.

A aluna do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Napoleão Sales, Tainá Oliveira Rodrigues, confessou ter sentido medo ao se aproximar dos animais, mas depois de certa resistência, acabou cedendo à vontade de ter contato com algumas espécies, como o réptil iguana. “A minha primeira sensação foi de medo, mas esses animais não são peçonhentos, são muito lindos”, afirmou.

Encantada com a exposição, Tainá reconheceu a importância do projeto na promoção da conscientização ambiental e respeito à natureza. “Eu acho muito interessante porque a gente tem que saber conviver com esses animais também, afinal tudo é natureza de Deus”, frisou.

De acordo com a coordenadora do projeto, Julieta Aparecida Moreira Rodrigues, técnica de laboratório da UNIFAL-MG, esse é um dos objetivos do EducAmbiental Animal: divulgar a diversidade dos grupos animais, gerar conhecimento e conscientização, bem como quebrar paradigmas quanto à biologia e comportamento das espécies, por meio da manipulação supervisionada pela equipe.

No evento do Dia do Meio Ambiente, foram expostos os animais vivos: serpentes (Jiboia, Corn Snake e King Snake), iguanas, corujinha do mato e aranha caranguejeira. Também foram apresentados os animais taxidermizados: lobo guará, guaxinim, jacaré, macaco sagui, coruja "orelhuda", gralha, tartaruga marinha e tatu; além de uma amostra de insetário, coleção de abelhas e outros invertebrados conservados em álcool. Mas o laboratório da Universidade conta com mais animais vivos em cativeiro, como as maritacas, o falcão Quiriquiri, corujas Suindaras, bichos-pau australianos, louva-deus, uma espécie de caranguejo de água doce, peixes e salamandras.

O monitoramento da manipulação dos animais é feita pelos integrantes do projeto, formado por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) e alunas de pós-graduação. Este grupo é coordenado pela Julieta com o apoio do chefe do Biotério da Universidade, João Francisco Vitório Rodrigues, e colaboração dos professores Humberto Fonseca Mendes e Vinícius Xavier da Silva.

Uma novidade é que agora a equipe conta também com a participação de dois estagiários mirins. “Os estudantes Gabriel Gambi Vieira, do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio CRA, e Pedro Augusto Souza, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Pontual, vieram por curiosidade conhecer o laboratório e por demonstrarem aptidão para a área, pediram para acompanhar como voluntários nossa rotina e cuidado com os animais”, conta Julieta.

O professor Humberto, responsável pelo laboratório, concordou com a presença desses alunos e a equipe passou a envolvê-los na rotina do laboratório e na monitoria das visitas do projeto EducAmbiental Animal. “Sob minha supervisão, cada um fica responsável pela manipulação de um animal e para tirar dúvidas dos visitantes, precisam estudar a respeito da biologia e comportamento desses animais”, explica.

Julieta comenta os benefícios da participação dos estagiários mirins no projeto. “Para nós, conviver com garotos dispostos e eufóricos com nossa rotina e poder perceber as afinidades e aptidões deles com os animais, podendo a cada dia compartilhar conhecimentos e experiências novas com eles é compensador, e para eles, conhecer de perto e fazer parte de um ambiente universitário, permitindo a interação com uma realidade muitas vezes distante, com certeza tende a motivar e colaborar com a formação deles de forma positiva”, enfatiza.

Segundo a coordenadora, por enquanto, esses estagiários mirins são voluntários, mas a coordenação já estuda a possibilidade de abrir um processo seletivo para esse público no próximo ano. “Buscaremos formalizar esta modalidade e abrir vagas através de alguma forma de seleção”, revela, ressaltando que a equipe cobra dos participantes o bom aproveitamento escolar e a frequência na escola fundamental.

A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente em Alfenas foi promovida pelo Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema) em parceria com a Polícia Militar do Meio Ambiente, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Prefeitura Municipal e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Visitas ao Laboratório Didático de Zoologia

O “EducAmbiental Animal” envolve visitas de alunos das escolas de educação infantil, nível fundamental e médio  à Universidade, nas quais os estudantes participam de exposições monitoradas do material de coleções didático-pedagógicas e têm a oportunidade de manipular os animais vivos, sob supervisão.

As escolas interessadas em fazer agendamento podem entrar em contato pelo telefone (35) 3299-1446 ou email: julieta@unifal-mg.edu.br.

Galeria de imagens