Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Proposta foi selecionada entre 300 inscritas
O projeto de extensão “Conscientização para a colheita e comercialização corretas do fruto marolo na região do Sul de Minas” da UNIFAL-MG é um dos 14 finalistas da 16ª edição do Prêmio Santander, na modalidade “Universidade Solidária – Edição 2013”, entre 300 inscritos.
Coordenado pela professora Maria de Fátima Sant’Anna, Pró-reitora de Extensão, o projeto, que pode ser um dos 8 contemplados da categoria que nesta edição destaca o tema “Desenvolvimento sustentável com ênfase em geração de renda”, foi avaliado por uma equipe gestora do Prêmio, em visita técnica realizada no dia 29/10/2013 à Universidade.
De acordo com Profa. Fátima, nessa visita foram feitas reuniões com docentes e discentes da UNIFAL-MG envolvidos no projeto e também com os integrantes da Associação Terra do Marolo de Paraguaçu. Na oportunidade, a equipe observou:
• A relação com a comunidade, como o envolvimento, o conhecimento da proposta da Instituição de Ensino Superior, a responsabilidade e o histórico;
• O foco do projeto, a metodologia, os resultados, considerando o produto e a capacidade de gerar renda;
• A experiência do coordenador em projetos com comunidades;
• A composição da equipe executora, bem como o número de estudantes envolvidos, a divisão de responsabilidades e a multidisciplinaridade;
• O apoio institucional da UNIFAL-MG ao projeto, em relação ao grau de envolvimento e contrapartida;
• Exequibilidade do projeto em doze meses, com resultados tangíveis;
• Orçamento em adequação ao edital do Prêmio.
Profa. Fátima enfatiza que o resultado expressa não apenas a importância dos projetos sobre o fruto, desenvolvidos por professores e alunos da UNIFAL-MG, como também o reconhecimento do quanto esses trabalhos integram ensino, pesquisa e extensão. “Este projeto coroa o que tanto ressaltamos sobre o que é a extensão, já que permite vivenciar a indissociabilidade no ambiente universitário e, ainda, contribuir com a comunidade da nossa região, promovendo educação e conscientização ambiental”, afirma.
Diversos projetos de extensão com interface na pesquisa sobre o marolo foram desenvolvidos na UNIFAL-MG, envolvendo pesquisadores e alunos da Pós-Graduação e também alunos da Graduação inseridos na Iniciação Científica. Entre eles, podemos citar:
* "Marolo: gerando trabalho e renda", coordenado pela Profa. Flávia Della Lucia do Departamento de Nutrição;
* “Cadeia Produtiva do Marolo (Annona Classiflora): Atividades de Pesquisa e Extensão do Sul de Minas Gerais”, coordenado pela Profa. Luciana Azevedo, também do Departamento de Nutrição;
* “O processo de incubação em cooperativas populares e a percepção de valores do trabalho”, coordenado pela Profa. Virginia Donizete de Carvalho, da área de Ciências Econômicas, com especialização em Psicologia Social, do Campus Avançado de Varginha;
* “Análise química da polpa e compostos voláteis em frutos de Marolo” e “Germinação de sementes do Marolo”, estudos realizados sob a orientação do Prof. Marcelo Polo, da área de Ciências Biológicas.
O prêmio busca contribuir com a formação cidadã do futuro profissional e para a inclusão social e econômica das comunidades, a partir do conhecimento gerado na troca entre a pesquisa, o ensino e o saber popular, apoiando projetos de desenvolvimento sustentável com ênfase em geração de renda.
Sendo premiado, o projeto receberá R$ 100 mil para execução.
A divulgação dos vencedores será no dia 19/11/2013.
O resultado com os 14 finalistas pode ser acessado aqui.