Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Nesta terça-feira, 20/10, a Escola Estadual Padre Antônio Vieira, em Campos Gerais, participou das atividades do projeto “Museu de cada um, patrimônios de todos nós: brincando de construir ideias sobre Museus e Patrimônios no Sul de Minas Gerais”.
O projeto, financiado pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt) do Ministério da Educação, e coordenado pelo professor Claudio Umpierre Carlan, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), e pela museóloga Luciana Menezes de Carvalho, diretora do Museu da Memória e Patrimônio (MMP), consiste em desenvolver atividades que visem a Educação Patrimonial, com crianças de 05 a 12 anos das redes públicas, particulares e projetos sociais.
Na ocasião, os alunos do curso de História e Ciências Sociais da Universidade, ministraram palestra explicando a importância de todos os tipos de museus e patrimônios, sendo eles constituídos pela UNIFAL-MG ou pelas próprias crianças, além de reforçar que os patrimônios estão em todos os lugares, bastando que alguém reconheça e tome como seu. Oportunidade, que professor Carlan aproveitou para destacar as importâncias do projeto para a coordenação, “aproximadamente dois anos, o Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG, vem realizando várias atividades com as escolas de Alfenas e região. Não apenas vamos até as escolas, como as escolas vem para o Museu. Outro ponto importante foi reencontrar com ex-alunos da UNIFAL-MG, lecionando nessas instituições de ensino. Isso demonstra que o trabalho está sendo bem realizado. Esse é papel da Universidade, ir até a comunidade e trazer a comunidade para dentro dos nossos muros. É fundamental para o amadurecimento dos professores e alunos universitários esse contato com a região, seu dia a dia, dificuldades encontradas. Assim, saímos um pouco do nosso 'castelo encantado', conhecemos e ajudamos a mudar a realidade local” .
Informações e fotos: Claudio Umpierre Carlan, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG