Curso de Fisioterapia inicia ação em Saúde do Trabalhador em empresa local

Versão para impressãoEnviar por email
Atividade faz parte do projeto de extensão "UNIFAL em movimento"

O curso de Fisioterapia, por meio do projeto de extensão intitulado "UNIFAL em movimento", coordenado pelo Prof. Daniel Ferreira Moreira Lobato, iniciou ação em Saúde do Trabalhador junto a uma empresa distribuidora de bebidas local nesta quinta-feira, 08/10.

O projeto, vinculado ao programa de extensão "Postura e Movimento", visa estimular a prática da atividade física, apresentando-a numa perspectiva simples às pessoas, para que se tornem menos sedentárias e reconheçam a sua importância, bem como orienta quanto a realização correta dessas atividades.

Seguindo este princípio, o "UNIFAL em movimento" atua desde 2009, com o intuito de incentivar as pessoas a melhorar sua qualidade de vida, por meio da prática correta de exercícios físicos, auxiliando na prevenção e/ou diminuição das dores e/ou desconfortos advindos das atividades de vida diária e do trabalho.

Segundo o coordenador do projeto, "o estilo de vida sedentário tem sido cada vez mais adotado pelas pessoas, favorecendo a ocorrência de uma série de doenças silenciosas, dentre elas a obesidade e as doenças cardiovasculares. Diante dessa realidade, a atividade física é considerada um elemento importante para a promoção da saúde e prevenção de doenças, além de favorecer a melhora da autoestima e a disposição individual".

O Governo Federal apoia e promove iniciativas para a prática de exercícios físicos, destacando-se a Política Nacional de Promoção da Saúde, que incentiva as caminhadas e o alongamento durante o trabalho, por exemplo. Tais iniciativas fundamentam-se em sólidas evidências de que a prática regular de exercícios físicos promove diversos benefícios, tais como: redução de risco de morte por doença cardíaca, redução de risco de hipertensão arterial e comorbidades (para àqueles que já desenvolveram a doença), redução de risco ao desenvolvimento do diabetes, auxílio no controle de peso, auxílio na manutenção de massa óssea, promoção de bem-estar e qualidade de vida, dentre outros.

Em alinhamento a essa concepção, o "UNIFAL em movimento" promove intervenções e de orientações em locais de trabalho, escolas, universidades, indústrias, parques e pistas de caminhada, promovidas por acadêmicos do curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG.

"Especificamente neste caso, a parceria com a empresa Minas Bebidas representa uma ampliação da atuação externa do projeto, que também realiza suas atividades junto ao Setor de Oncologia da Santa Casa de Alfenas, e em eventos comunitários para os quais a Universidade é convidada a participar", comenta o professor.

"Um dos principais eixos de atuação da extensão universitária é a possibilidade de inserir acadêmicos diretamente na comunidade, nos seus mais diferentes setores, auxiliando a resolver e/ou atender as demandas que esta apresenta", complementa Prof. Daniel, acrescentando: "Neste caso, espera-se que a atuação do projeto junto a empresa Minas Bebidas repercuta em melhores condições de trabalho aos funcionários envolvidos e, consequentemente, de melhor rendimento, capacidade laboral e satisfação com o próprio trabalho, extrapolando seus efeitos para um ganho em saúde e qualidade de vida. Assim, o projeto espera contribuir de forma significativa com o desenvolvimento da área de Saúde do Trabalhador na empresa, bem como orientar bons hábitos de vida aos atores envolvidos".

O projeto realizará as intervenções na empresa todas as quintas-feiras, no início do expediente de trabalho local, e terá as suas atividades conduzidas pelo acadêmico Lucas do Carmo Viana, do 4º período do curso de Fisioterapia. As intervenções realizadas fundamentam-se nos conceitos de Cinesioterapia laboral, e irão incentivar principalmente a realização de práticas corporais que preparem o trabalhador para as funções que serão desempenhadas em seu ofício. Assim, o projeto estimula a prática de atividade física e, ao mesmo tempo, minimiza os riscos de ocorrência de disfunções relacionadas ao trabalho, que tanto podem impactar na saúde dessa população.

Informações e foto: Daniel Ferreira Moreira Lobato, professor da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG e coordenador do projeto