UNIFAL-MG está no ranking das melhores universidades latino-americanas

Entre as 65 melhores universidades brasileiras, a instituição ocupa a 47ª posição

A Universidade Federal de Alfenas é novamente apontada no ranking das melhores universidades da América Latina, de acordo com divulgação da QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Entre as 250 instituições da América Latina que aparecem na lista divulgada nesta quarta-feira, 13/06/2012, a UNIFAL-MG está na 139ª posição, ocupando também a 47ª posição na classificação entre as 65 melhores universidades brasileiras.

Em 2011, quando a QS lançou o estudo que considera, entre outros itens, a reputação acadêmica, reputação com empregadores, média de artigos por professor, citações por artigo, docentes com pós-doutorado, e impacto na internet, a UNIFAL-MG já aparecia no ranking. No entanto, a lista era composta por 200 universidades e não havia classificação entre posições, por isso, a Universidade Federal de Alfenas ficou entre 101-200.

Segundo consultoria, o Brasil é o país mais representado no ranking das melhores universidades, alcançando 26% do total de universidades ranqueadas entre os 19 países da região; posicionamento que pode ser atribuído a um esforço nacional em aumentar o acesso ao Ensino Superior – com o número de matrículas triplicado na última década - e com políticas objetivando aumentar a qualidade e quantidade de pesquisas acadêmicas.

O posicionamento da UNIFAL-MG na América Latina em 2012 foi o mesmo ocupado pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Na liderança entre as 10 melhores, estão outras três instituições brasileiras: Universidade de São Paulo – USP, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e também a Universidade Federal do Rio de Janeiro – URFJ.

Para Cristiane Mendes, da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, setor responsável por centralizar as informações encaminhadas à QS, a tendência é que a universidade alcance um posicionamento cada vez melhor nos rankings. “A necessidade de informar dados sobre a instituição está fazendo com que todos os envolvidos no processo, sistematizem informações de tudo que é produzido na universidade, e ao longo do tempo, isto permitirá maior integração entre os gestores, o que facilitará a tomada de decisões institucionais que promovam a UNIFAL-MG a patamares mais elevados”, afirmou.

Link do ranking da Universidade Federal de Alfenas em 2012: http://www.topuniversities.com/university-rankings/latin-american-university-rankings/2012?page=5
Link do ranking da Universidade Federal de Alfenas, divulgado em 2011: http://www.topuniversities.com/university-rankings/latin-american-university-rankings/2011?page=7

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social