Reitor da UNIFAL-MG participa do Fórum de Internacionalização do Ensino Superior de Minas

Evento reuniu reitores, pró-reitores, professores e pesquisadores mineiros e australianos na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte

O Reitor da UNIFAL-MG, Professor Paulo Márcio de Faria e Silva, participou do 1º Fórum para Internacionalização do Ensino Superior de Minas Gerais, Missão Group of Eight Austrália, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, dia 20/03/2012.

Com o objetivo de estimular a internacionalização do ensino superior e pesquisa de Minas, o evento, que envolveu reitores, pró-reitores, professores e pesquisadores mineiros e australianos, foi realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), em parceria com o Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (FORIPES), o qual é presidido pelo Reitor da Universidade Federal de Alfenas.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Mário Neto Borges, enfatizou que o conhecimento não tem fronteiras, razão pela qual a interação das instituições mineiras com as australianas é fundamental para o crescimento dos dois lados.
O Group of Eight (Go8) é um consórcio das principais e melhores universidades australianas. Juntas, elas representam 80% das pesquisas em universidades do país, recebendo financiamentos governamentais e da indústria para pesquisa. O diretor-executivo do Group of Eight, Austrália, Michael Gallagher, ressaltou a importância da cooperação nas diversas áreas de interesse das universidades. “São acordos reais do que pretendemos fazer”, afirmou Gallagher.

Na oportunidade, Professor Paulo Márcio de Faria apresentou o perfil das 14 instituições públicas mineiras que compõem o FORIPES, sendo 11 universidades federais, duas estaduais e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG), que juntas oferecem cerca de 500 cursos de graduação nos quais, estão distribuídos 150 mil alunos. De acordo com o presidente do Fórum das Instituições Públicas, nessas instituições são ofertadas 36 mil vagas nos cursos presenciais.

No encerramento, o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, falou da importância da cooperação internacional para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, destacando o projeto Cidade das Águas, do qual, inclusive, a Universidade Federal de Alfenas passou a fazer parte na semana passada.  (Leia matéria acessando o link: http://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/?q=projetocidadedasaguas).

O Secretário explicou também a proposta feita ao Ministério da Educação e ao CNPq sobre o programa Ciência sem Fronteiras para as águas, que pode facilitar a internacionalização com as universidades, contribuindo para a melhoria da gestão dos recursos hídricos.

por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

com informações e fotos da Agência Minas (http://www.agenciaminas.mg.gov.br/multimidia/galerias/governo-de-minas-p...