Reitor recebe título de Cidadão Honorário de Alfenas

Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva foi agraciado pela importância da sua contribuição à Universidade Federal de Alfenas e comunidade alfenense

Em sessão solene ocorrida na Câmara Municipal, dia 20/04/2012, o reitor da Universidade Federal de Alfenas, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, recebeu o Título de Cidadão Honorário “pelos relevantes serviços prestados ao município de Alfenas, na área da educação, notadamente como professor universitário”.

A homenagem foi proposta pelo vereador Jairo Campos que após fazer a leitura do currículo do agraciado, destacou em discurso: “A Câmara Municipal de Alfenas, por meio deste vereador, achou por bem outorgar ao Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, o Título de Cidadão Honorário de Alfenas, por entender a sua importância para a Universidade Federal de Alfenas e comunidade alfenense. Professor Paulo Márcio, à frente da UNIFAL, tem colaborado para o desenvolvimento da universidade, que sem dúvida alguma, presta enorme trabalho ao povo de Alfenas e região. A UNIFAL, com seus cursos de graduação, pós-graduação, trabalhos de extensão e as suas mais diversas atividades, tem levado o nome de nossa cidade a todos os recantos do Brasil e até mesmo de outros países. Por isso, nada mais justo do que homenagear, uma pessoa tão importante como é o nosso reitor da UNIFAL, Dr. Paulo Márcio, que acreditamos que muito ainda irá contribuir para com o progresso dessa querida cidade de Alfenas, que tanto amamos. Parabéns e obrigado”.

Filho de Juvenil da Silva (falecido) e Gercina Maria de Faria e Silva, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva nasceu em Campina Verde-MG, no Triângulo Mineiro, no ano de 1965. Na sua infância, veio morar no Sul de Minas, residindo em cidades como Bueno Brandão, Cambuí e Campanha. Dos 10 aos 15 anos, passou pelo Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, onde consolidou muitos valores de sua criação embasada nos princípios da religião católica. Com 16 anos, na cidade de Ouro Fino, conheceu Beatriz Maria da Costa Sala, que anos depois se tornou sua esposa e deu-lhe uma filha, Mariana.

No ano de 1982, então com 17 anos, prestou vestibular na Universidade Federal de Alfenas, àquela época, Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA); e logo que se ingressou na faculdade, interessou-se por pesquisa em laboratório de microbiologia, atividade que foi desenvolvida com a orientação do Prof. Dr. João Evangelista Fiorini.

Concluindo o curso, o professor foi para o Rio de Janeiro cursar pós-graduação. No ano de 1998, surgiu a oportunidade de prestar concurso para docente na UNIFAL-MG, no qual foi nomeado e voltou para Alfenas, onde não apenas acompanhou toda fase de expansão da universidade, como também contribuiu para seu desenvolvimento. Sua dedicação à EFOA o levou a assumir funções de liderança na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, e na Assessoria de Planejamento.

Com a experiência adquirida nessas áreas e após o bom trabalho desenvolvido, foi indicado para Reitor, tendo sido nomeado pelo Presidente da República, em 18/03/2010, para o mandato de 4 anos, juntamente com seu Vice, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior.

O Prof. Paulo Márcio é hoje também, presidente do Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais e coordenador-geral da proposta de constituição do Consórcio das Universidades Federais do Sul e Sudeste de Minas Gerais.

Em discurso, o homenageado declarou: “Para mim é um orgulho enorme estar dirigindo a instituição hoje, que com essa história de seu crescimento recente, deixou de ser apenas uma faculdade isolada do interior do Estado de Minas Gerais. Hoje ela é uma universidade federal que participa em igualdade de condições com as demais universidades federais do estado, em igual nível de competitividade com elas. Prova relevante disso, é que, não por mérito pessoal, mas por mérito da instituição, eu tenho tido oportunidade, como foi dito, de presidir o Fórum das Instituições Públicas do Estado de Minas Gerais, que congrega todas as universidades federais. Então, quando o reitor da UNIFAL-MG pode presidir o Fórum, para mim, isso é um reconhecimento de que a universidade federal está em condições de assumir essa posição, não é uma questão pessoal, não é uma competência minha, é um reconhecimento do valor que a universidade tem”.

Ao final do discurso, o Prof. Paulo Márcio demonstrou seu orgulho de ser adotado pela cidade de Alfenas, parafraseando o Hino do Município de Alfenas. “O povo de Alfenas é um povo muito carinhoso e para mim é um orgulho estar recebendo hoje, esse título de filho de Alfenas. Vou recitar, como recém-alfenense, a última estrofe do Hino de Alfenas, que diz assim: ‘Suas noites tão serenas, são doçuras, são poemas, tens feitiço, minha, agora, verdadeiramente, minha Alfenas.’ Obrigado pela amizade de todos vocês.”

A solenidade de entrega do título foi prestigiada por familiares e amigos do homenageado, bem como pelas autoridades: prefeito Luiz Antônio da Silva, deputado estadual Pompilio Canavez e deputado federal Geraldo Thadeu.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social