Reitor da UNIFAL-MG toma posse como membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia

Conselheiros empossados representam o governo mineiro, cientistas e sociedade civil organizada

Na última segunda-feira, 16/04/2012, o reitor da Universidade Federal de Alfenas, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, esteve na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para participar da 59ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Conecit), do qual tomou posse como conselheiro.
Além da posse de novos membros, outros assuntos também estiveram em pauta durante a reunião do Conecit, como os principais programas e projetos em andamento na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e a implementação da Cidade da Ciência e do Conhecimento em Belo Horizonte, que irá reunir no mesmo espaço, instituições ligadas à pesquisa, à produção e à difusão do conhecimento, assim como a Cidade das Águas (Unesco-HidroEx) e outras prioridades em andamento, como o Observatório De Águas  Minas – Inhotim, Instituto Bioerg, Complexo Aeronáutico de Minas Gerais e o centro de referência C-Minas.

Na oportunidade, o presidente do Conselho, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, pontuou as principais ações do Governo de Minas, focadas no desenvolvimento científico e tecnológico, e de ensino superior, partindo da estratégia governamental e da Rede de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Queremos propor a este Conselho uma reestruturação e estimular os nossos objetivos, e assim inserir Minas Gerais efetivamente na sociedade da ciência e do conhecimento. E que até o ano de 2014, as nossas ações estejam materializadas”, comentou.

Os conselheiros empossados, que representam o governo mineiro, cientistas e sociedade civil organizada, apresentaram sugestões para levar adiante as políticas propostas em andamento.

Os membros do Conecit são:

- Fábio Veras de Souza da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede);
- Paulo Afonso Romano da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa);
- Soraya Naffah Ferreira da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF);
- Adriano Sperandio Sá da Secretaria de Estado de Saúde (SES);
- Deputado Bôsco da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (Alemg);
- Mário Neto Borges da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig);
- Paulo Márcio de Faria e Silva (reitor da UNIFAL-MG e presidente do Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais - FORIPES);
- João dos Reis Canela da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes);
- Renato Lima dos Santos (representante dos cientistas e tecnólogos);
- Áureo Eduardo Magalhães Ribeiro e Lourdes Aparecida de Jesus Vasconcelos (representantes dos trabalhadores).

Da Sectes foram empossados: Narcio Rodrigues como presidente, e Osmar Aleixo Rodrigues Filho, como secretário-executivo.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas

Informações e imagens: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior