UNIFAL-MG sedia reunião sobre o consórcio entre federais mineiras

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) é sede da sétima reunião sobre o consórcio das universidades federais do sul e sudeste mineiro. Participam do encontro os representantes das sete instituições (UNIFAL-MG, Ufop, Unifei, UFSJ, Ufla, UFJF e UFV) com o objetivo de dar continuidade as discussões e, principalmente, nortear quantitativos para o projeto proposto.

Recentemente entregue ao ministro da educação, Fernando Haddad, a minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), do futuro consórcio, registra as ações conjuntas que serão tomadas em todas as áreas previamente definidas (assistência estudantil, extensão e cultura, graduação, pesquisa e inovação, planejamento e gestão, e pós-graduação), comandados pelos reitores das respectivas universidades.

A reunião teve inicio no auditório Leão de Faria, constituiu de breve relato das experiências das instituições, acerca das discussões geradas nas comunidades acadêmicas, e demonstrações de apreço para o consórcio. Posteriormente, os grupos se reuniram nas instalações da UNIFAL-MG para avaliar as questões dos projetos que serão consolidados, além do encaminhamento das sugestões.

O reitor da Universidade Federal de Viçosa e coordenador geral do projeto do consórcio, Luiz Cláudio Costa, mostrou os pontos em comum entre as universidades sinalizando todas como excelentes em todos os indicadores que são submetidas. O coordenador afirma que a universidade já é em sua essência uma cooperadora, e a tentativa de união das universidades, no formato de consórcio, demonstra que são empreendedoras e inovadoras “O fruto desse trabalho que viemos discutindo ao longo de seis meses é uma realidade e está pronto para ser implementado, e onde há qualidade e flexibilidade, temos uma gestão ágil e um consequente ganho para toda a sociedade.”

Costa ainda sinalizou a avaliação positiva do Ministério da Educação (Mec) para o documento entregue em Belo Horizonte. “A avaliação do Mec foi extremamente positiva, e agora é necessário quantificarmos a grandeza de que esse consórcio trata, assim como um novo modelo de gestão de recursos públicos em universidades públicas federais.”

Durante todo o dia haverá discussões sobre a construção de um grande laboratório estratégico (biotecnologia ou energia renovável) e as relatos pertinentes a construção, sede e demais atributos do laboratório. Também, as questões da pós-graduação, assim como a criação de curso de graduação interdisciplinar e o chamado “Corredor Cultural”, que integram as políticas culturais das universidades.

Participaram do encontro, além do reitor da UNIFAL-MG, Paulo Márcio de Faria, os reitores das Universidades Federais de Itajubá, Renato Nunes; de Viçosa (UFV), Luiz Cláudio Costa, da Ufla, Antônio Nazareno Mendes, além do vice-reitor de Juiz de Fora (UFJF), José Luiz Rezende Pereira.

Tags: