Reitor e comitiva de professores da UNIFAL-MG definem dinâmica da parceria com UNESCO-HIDROEX em BH

Parceria envolve o monitoramento de gestão da qualidade das águas

Na última segunda-feira, 21/05/2012, o reitor da Universidade Federal de Alfenas, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, e uma comitiva de professores da instituição, estiveram em Belo Horizonte-MG para uma reunião no UNESCO-HIDROEX.

A UNIFAL-MG é a mais nova integrante do Condomínio Temático das Instituições de Ensino Superior, Pesquisa e Desenvolvimento da Cidade das Águas, parceria que envolve o monitoramento de gestão da qualidade das águas, a fim de dinamizar os estudos relacionados aos recursos hídricos, desenvolvidos por pesquisadores da universidade.

O encontro, que contou com as presenças do presidente do UNESCO-HIDROEX, Octávio Elísio Alves de Brito, do vice-presidente, Alexandre Saad, e da pesquisadora, Magda Greco, objetivou definir a dinâmica desta parceria, momento no qual foram apresentados os projetos a serem desenvolvidos em conjunto na formação de políticas públicas e na prestação de serviços relacionados à área de recursos hídricos, além de projetos de ações de prevenção de acidentes naturais.

A Universidade Federal de Alfenas exerce influência em uma área que reúne 28 municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, integrantes do Comitê de bacias hidrográficas dos afluentes mineiros dos rios Mogi-Guaçu e Pardo, onde já foi notada a presença de metais pesados, agrotóxicos e hormônios na água.

Atualmente, quinze instituições integram o Condomínio Temático de Águas do UNESCO-HIDROEX, das quais 8 universidades federais.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas

Informações: Portal do UNESCO-HIDROEX, link: http://www.hidroex.mg.gov.br/index.php/unesco-hidroex-recebe-reitor-e-comitiva-de-professores-da-unifal/