Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
O fisioterapeuta residente Anderson Martins e a fisioterapeuta preceptora Jane Godoy, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNIFAL-MG, realizou uma roda de conversa com os usuários na ESF Caensa sobre a realização de práticas corporais e atividades físicas.
A ação foi realizada na unidade de saúde no dia 28/06, onde os usuários foram convidados a participar pela equipe de saúde da ESF Caensa. O objetivo da roda foi estimular os usuários à prática de atividades físicas para a promoção de saúde e prevenção de doenças.
Durante o encontro, Anderson e Jane informaram e discutiram com os usuários presentes sobre os benefícios e a importância da prática de atividades físicas, tanto para os indivíduos sem patologias, quanto para aqueles com patologias já existentes.
Segundo Anderson, foi uma oportunidade dos usuários compreenderem e discutirem sobre os efeitos causados pela prática ou não de algum tipo de atividade física. “O tipo de exercício a ser realizado vai depender do organismo e da vontade de cada um, sendo sempre importante perguntar durante uma consulta médica se o indivíduo pode realizar algum tipo das diversas formas de atividades existentes. Os benefícios são vários, acontecem nos aparelhos cardiorrespiratórios e musculoesqueléticos, atuando na melhora da circulação, controlando e reduzindo a pressão arterial em pessoas hipertensas, combatendo a osteoporose, afastando a depressão, aumentando a sensação de bem-estar, mantendo o peso em equilíbrio, protegendo contra derrames e infartos, regulando os níveis de colesterol do corpo, melhorando a postura corporal, aliviando dores no corpo, dentre muitos outros benefícios que levarão a melhora da qualidade de vida da pessoa”, comentou.
De acordo com Jane, a inatividade física é um importante fator de risco para as doenças não transmissíveis, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, câncer de mama, câncer de cólon, entre outras, e reduz a expectativa de vida. “Estima-se que a inatividade física seja uma das principais causas de morte no mundo”, ressaltou.
A iniciativa contribuiu para que os usuários entendessem o conceito de promoção da saúde e prevenção de doenças. “A promoção da saúde é uma das estratégias do setor saúde para buscar a melhora da qualidade de vida da população, sendo que uma das ações prioritárias nos 7 eixos da Política Nacional de Promoção da Saúde é a ação através das práticas corporais e atividades físicas”. Promover saúde refere-se a medidas que não se dirigem a doenças específicas, mas que visam aumentar a saúde e o bem-estar”, comentou a preceptora Jane Godoy. “A prevenção diz respeito às ações de orientação para cuidados, para que esse não favoreça o desenvolvimento de agentes etiológicos, impedindo assim que algo aconteça. Prevenção e promoção da saúde são duas coisas diferentes, embora estejam ligadas, ambas são estratégias de intervenção no processo saúde-doença”, comenta o residente Anderson Martins.
Os fisioterapeutas passaram dicas sobre o que é importante realizar e observar antes, durante e após a realização de alguma atividade física, assim como a calçado e roupa adequados, local e horário adequados para se exercitar e a importância da hidratação oral.
Ainda segundo o residente e a preceptora, durante a roda de conversa houve uma ativa troca de informações com os usuários presentes, questionando e discutindo sobre as suas dúvidas quanto a prática de atividades físicas. Observou-se também a importância da educação em saúde aos usuários para o entendimento das questões relacionadas a sua saúde, melhorando e contribuindo assim com seu auto-cuidado.
Ao final da roda, os usuários foram convidados a participar das atividades de práticas corporais e atividades físicas já existentes na unidade de saúde, que são realizadas semanalmente nas terças e quintas-feiras pela fisioterapeuta Jane Godoy, no horário das 17 às 18 h, na quadra de esportes ao lado da ESF Caensa. As atividades realizadas são abertas para toda população que não possui nenhuma contra-indicação para as práticas e os exercícios realizados são de alongamentos, fortalecimentos, equilíbrio, coordenação, exercícios posturais e para relaxamento, visando um benefício global ao indivíduo para a melhora de sua qualidade de vida.
Informações e fotos: Anderson Martins, bolsista do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família; Jane Godoy, fisioterapeuta preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.