II Sarau Temático: Músicas Medievais

O evento será realizado no dia 01/12/2011, às 19 h 30 min, na sala R-105, em parceria com o Centro Municipal de Música Walda Tiso Veiga.

Apresentação:

A flauta doce é um instrumento aerófono mais antigo existente e apartir deste foram surgindo os outros instrumentos de sopro. As primeiras flautas foram fabricadas de ossos madeira, bambu e passaram por diversas transformações em sua construção até chegar no formato existente hoje. Foi muito utilizada pelo Rei Henrique VIII atingindo seu maior apogeu no período Medieval, Renascentista e Barroco.

Muller afirma que "com o nascimento da orquestra clássica, os compositores procuravam instrumentos com maiores recursos dinâmicos. Assim, começa o declínio da flauta doce perante a flauta traverso que já por volta de 1.750 praticamente desaparecia do repertório de qualquer compositor".

Depois de um longo período em desuso a família Hotteterre investiu na fabricação na família da flauta doce e esta pasou a ser utilizada na educação de crianças e nos concertos realizados em diversas localidades do mundo. Com isso a flauta doce passou a ser utilizada na educação infantil e hoje é um dos instrumentos musicalizadores mais utilizados.

No centro municipal de Música Walda Tiso Veiga, em particular, o estudo da flauta doce tem sido desenvolvido por meios de aulas coletivas e da prática de conjunto desde 2006 nas quais os alunos aprimoram a técnica instrumental, leitura de partituras, pesquisas e divulgação em eventos na comunidade em geral.

Dessa forma, com o objetivo de aprofundamento nos estudos técnicos bem como divulgação do instrumento e sua família, propomos este evento "II Sarau Temático: Musicas Medievais", de caráter municipal, com a expectativa de propiciar um maior contato da comunidade com a flauta doce e desenvoltura no palco pelos alunos que participarão do Sarau Temático.