Projeto de Extensão “Integra-Ação” da UNIFAL-MG promove II Seminário de Saúde Mental de Alfenas

Versão para impressãoEnviar por email

Evento buscou refletir sobre a qualidade da assistência prestada na área de saúde mental na região Sul de Minas

Entre os dias 16 e 18/05/2013, o projeto de Extensão “Integra-Ação” da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG promoveu o II Seminário de Saúde Mental de Alfenas: Alguma coisa está fora de ordem.

Coordenado pela Profa. Sueli de Carvalho Vilela, o evento foi composto por palestras, mesa-redonda e oficina, abordando os temas: “Experiências que deram certo”, “Serviços de Saúde Mental: da utopia à realidade”, “Rede de Atenção Psicossocial de Alfenas”, e outros assuntos envolvendo a saúde mental e a reforma psiquiátrica.

A abertura contou com a presença da diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Maria Betânia Tinti de Andrade, representando a Reitoria; da Profa. Mônica La Salette da Costa Godinho, representando a Pró-Reitoria de Extensão, da coordenadora do seminário, Profa. Sueli de Carvalho Vilela, e também dos convidados: o superintendente regional de Saúde, Sérgio Pessoa Coelho; o pró-reitor de Extensão da UNIFENAS e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Alfenas, Rogério Ramos do Prado; o secretário municipal de Saúde, Kleuber Batista Rocha e a coordenadora municipal de Saúde Mental, Andréa de Lima.

Além de capacitar discentes, docentes e profissionais de diversos cursos, com a finalidade de oferecer embasamentos científicos capazes de integralizar e humanizar o atendimento na psiquiatria e saúde mental, o evento também buscou refletir sobre a qualidade da assistência prestada na área de saúde mental na região Sul de Minas, bem como oferecer uma assistência humanizada e qualificada.

Na programação, foram incluídas palestras com os convidados: a coordenadora da Comissão de Saúde do Conselho Regional de Psicologia-MG e Referência Técnica de Saúde Mental da Superintendência Regional de Saúde de BH, psicóloga Lourdes Machado; a coordenadora de Serviços de Residências Terapêuticas de Barbacena-MG, a assistente social Leandra Vilhena; o médico psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-ad) Sacomã-SP, Daniel Cordeiro; o professor de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP, João Marcolan; a docente do curso de Psicologia da UNIFENAS, Denise Amoreli; a médica psiquiatra e professora da Faculdade de Medicina da Unifenas, Maria Rosana Fernandes, entre outros.

Os participantes prestigiaram ainda, a apresentação cultural do grupo Batuki Mental e do coral do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS de Alfenas, ambos formados por pacientes.

A Escola de Enfermagem realizou também, sorteio, pelo Programa Ampliado de Livros de Texto e Materiais de Instrução – PALTEX, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organismo Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem por objetivo apoiar a formação de recursos humanos de qualidade na área da saúde.

A realização do II Seminário de Saúde Mental de Alfenas foi uma parceria entre o projeto de Extensão Integra-Ação da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, Prefeitura Municipal de Alfenas, através da Secretaria de Saúde, e da Unifenas, por meio da Liga de Psiquiatria.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas
Colaboração: Sueli de Carvalho Vilela, coordenadora do evento
 

Assista a um trecho da apresentação do grupo Batuki Mental durante o seminário