Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG promove atividade do projeto Educação Patrimonial com crianças do Cáritas

Versão para impressãoEnviar por email

Nesta segunda etapa, os participantes "brincaram" de museu

O Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG organizou ontem, dia 20/02/2013, a segunda etapa de um projeto piloto sobre Educação Patrimonial. Na ocasião o grupo, formado por voluntários (estudantes dos cursos de História e Ciências Sociais da Instituição e membros da comunidade externa), esteve na Associação Beneficente Cáritas para realizar mais uma atividade.

De acordo com a museóloga Luciana Menezes de Carvalho, nesta etapa, 38 crianças foram convidadas a brincar de museu: levaram seus objetos mais preciosos e falaram sobre eles. Os participantes também apresentaram seus objetos e contaram suas histórias. Em seguida, foi montada uma exposição, com direito a legendas elaboradas por cada criança e, realizada ainda, uma "visita" pela exposição.

"Nossa proposta foi entender, na prática, como se constitui um museu. Museus, em sua maioria, são constituídos por objetos que "contam" mais sobre nossas histórias pessoais do que sobre si mesmos. Faz-se necessário entender que Museu se constitui exatamente nesta relação que estabelecemos com nossas identidades e memórias, a partir destes fragmentos de nossas relações", afirmou a museóloga.

Esta foi a segunda visita do grupo à Associação. No primeiro momento do projeto, os fantoches Quinzinho e Belinha, por meio de uma conversa lúdica, apresentaram os conceitos de Museu e Patrimônio para as crianças. O próximo e último passo será uma visita ao Museu da Memória e Patrimônio.

Galeria

Informações: Luciana Menezes de Carvalho, museóloga da UNIFAL-MG