PROGEPE, através da equipe de Segurança do Trabalho esclarece dúvidas sobre acidentes em serviço

“Comunicação de Acidente de Trabalho no Serviço Público” foi o tema da reunião

Chefias das Unidades Acadêmicas e Administrativas da UNIFAL-MG participaram de uma reunião sobre o tema “Comunicação de Acidente de Trabalho no Serviço Público – CAT/SP”, nessa terça-feira, 10/04/2012, na Sala R-105.

Promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), a reunião foi conduzida pela equipe de Segurança do Trabalho da universidade, que apresentou os principais procedimentos que devem ser adotados na instituição no que se refere aos

Iniciando a reunião, o Pró-Reitor da PROGEPE, Julio Cesar Barbosa, ressaltou a relevância do assunto para a universidade, agradecendo professores e servidores presentes.

Em seguida, o Técnico de Segurança do Trabalho, Clério Sabino da Silva, apresentou o site recém-lançado pelo setor, o qual foi criado para agilizar as questões relacionadas à segurança do trabalho na UNIFAL-MG. O técnico aproveitou para orientar os presentes, sobre as solicitações de serviço, que a partir de agora, poderão ser realizadas online.

Na sequência, o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Alexssandro Ramos da Cruz, esclareceu dúvidas sobre “acidentes típicos” e “acidentes de trajetos”, comentando também sobre as diferenças entre doença profissional e doença do trabalho. Os participantes receberam um manual contendo assuntos referentes à Legislação de Segurança do Trabalho e as Normas vigentes no Serviço Público Federal, relacionadas a acidentes em serviço.

O Médico do Trabalho, Dr. Joel Henrique de Oliveira Carvalho, comentou a respeito do serviço de rastreamento, reforçando que a proposta da Medicina do Trabalho é adequar a assistência na UNIFAL-MG, a todas as normas legais, por isso, o setor irá disponibilizar Kit de Primeiros Socorros às unidades expostas a maiores fatores de riscos químicos, físicos etc. O médico anunciou que as unidades deverão indicar alguém para ser capacitado a prestar os primeiros socorros.

O treinamento, que será aplicado pela equipe de Segurança do Trabalho, será agendado e divulgado em breve pela PROGEPE.

A equipe de Segurança do Trabalho se coloca à disposição dos demais servidores para esclarecimentos e também agendamentos de apresentações, conforme necessidade dos setores e indicação das respectivas chefias.

Outras informações sobre normas de Segurança do Trabalho podem acessadas no endereço: www.unifal-mg.edu.br/segurancadotrabalho.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social