Semana da Ciência e Tecnologia aproxima população da Universidade

Estudantes participaram de várias atividades e exposições na sede da UNIFAL-MG

Para celebrar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a UNIFAL-MG realizou entre os dias 24 e 27/10, uma série de atividades com o objetivo de aproximar a ciência e tecnologia da população. Foram promovidos minicursos, palestras, visitas guiadas aos laboratórios, feira de profissões e atividades expositivas com experimentos, maquetes, jogos e, ainda, apresentações culturais.

Com o tema “A Matemática está em tudo”, o evento foi coordenado pela professora do Instituto de Química (IQ), Márcia Regina Cordeiro e contou com o apoio de estudantes de diversos cursos para a sua realização, dentre eles, acadêmicos de Biologia, Farmácia, Matemática, Odontologia, Pedagogia e Química. Eles colaboraram desde a escrita dos projetos e divulgação, até a organização da infraestrutura e a busca por parceiros.

A abertura da semana contou com a presença da vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo. Em seguida, o professor do Instituto de Ciências Exatas (ICEX), Guilherme Henrique Gomes da Silva, proferiu a palestra “A Matemática está em tudo e pode ser para todos”.

A partir de então, nos quatro dias de evento, aproximadamente, 2300 alunos visitaram a sede da UNIFAL-MG e conheceram os laboratórios de Botânica, Herbário, Zoologia, Limnologia, Coleção Herpetológica e Biotecnologia Ambiental. Os visitantes também foram nas clínicas de Odontologia e participaram de ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid dos cursos de Química, Matemática e Letras – Espanhol. Além disso, os Centros Acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Nutrição e Odontologia promoveram eventos na quadra poliesportiva.

Ao todo, 18 escolas do Ensino Médio de Alfenas e das cidades de Carvalhópolis, Alterosa, Poço Fundo, Nepomuceno, Varginha, Paraguaçu e Campos Gerais participaram da SNCT e tiveram oportunidade de conhecer os projetos “Neoscienza” e “Doenças sexualmente transmissíveis e Hepatites Virais”, bem como ações que visam o ensino da matemática.

Esta é a sétima semana de ciência e tecnologia que a Profa. Márcia participa na UNIFAL-MG, sendo a quarta em que preside a comissão. Para ela, o evento proporciona a aproximação da Instituição com a sociedade, revelando o universo em que está inserida, algo que, muitas vezes, é visto como inatingível por muitos alunos. “Temos que mostrar nossa universidade, nossas pesquisas, projetos, possibilidades, e trazer esta sociedade com seus costumes e saberes para fazer ciência conosco”, ressalta a professora.

Confira a página oficial do evento no facebook, clique aqui!

Galeria de imagens

Com informações: Márcia Regina Cordeiro, professora do Instituto de Química da UNIFAL-MG
Colaboração: Rayssa Michele Batista Ferreira, estagiária de Jornalismo