Semana Científica da Consciência Negra da UNIFAL-MG começa hoje, 17/11

Versão para impressãoEnviar por email
Os eventos serão realizados até o dia 20/11, na sede e nos demais campi. Confira!

Começa hoje, terça-feira, 17/11, a "Semana Científica da Consciência Negra" da UNIFAL-MG, com atividades realizadas na sede, na Unidade Educacional Santa Clara e nos campi Poços de Caldas e Varginha.

Entre os dias 17 e 20/11, ocorrerão mesas-redondas, apresentação de trabalhos, minicursos, oficinas, exposições, espetáculos e sessões de cinema.

Todas as atividades serão gratuitas e abertas às comunidades locais. Muitas delas estarão com as inscrições abertas pelo CAEX.

Os professores poderão utilizar as mesas-redondas para o Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (PRODOC) (solicitar incorporação de horas com a assinatura da Direção da unidade) e os estudantes poderão utilizar as atividades como horas formativas.

A Semana conta com o apoio científico da Pró-Reitoria de Extensão, da Pró-Reitoria de Graduação e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), além de, outros parceiros e apoiadores.

Para fechar com chave do ouro, no dia 20/11, Dia Nacional da Consciência Negra, será realizado na quadra esportiva da UNIFAL-MG o Festival da Música Preta com a presença do Grupo Cultural Samba e Liberdade da cidade de São Paulo, bem como outras atrações.

Os nomes dos espaços dos campi foram renomeados simbolicamente dando visibilidade aos escritores, cientistas, profissionais e artistas negros. A cantora baiana Margareth Menezes, um ícone do Afropop brasileiro, enviou um vídeo agradecendo a homenagem da UNIFAL-MG. Confira a seguir:

Acesse a programação completa

Informações: Elias Evangelista Gomes, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, coordenador da Semana Científica da Consciência Negra