"1ª Semana del Español – aquí entre nosostros": 29/03 a 05/04

Versão para impressãoEnviar por email
Evento foi organizado pelo PET Letras, o Pibid-Espanhol e o curso de Letras da UNIFAL-MG

A Semana do Espanhol, organizada pelo Grupo PET Conexões de Saberes - Letras, o Pibid - Espanhol e o curso de Letras da UNIFAL-MG, realizada entre 29/03 e 05/04, configurou-se como uma série de atividades para difundir a língua e a cultura do mundo hispânico, divulgar o curso de Letras no Sul de Minas - em especial, a habilitação espanhol - e criar espaços para discussão do espanhol como Língua Estrangeira no Brasil e as implicações da implantação da língua na educação básica. Contou, ainda, com atividades sobre o ensino do espanhol, a participação de egressos no mercado de trabalho, a utilização da língua espanhola no mundo atual, buscando promover a interação comunidade acadêmica, o curso de Letras e escolas públicas.

Durante todo o evento foram pensados espaços para que alunos, professores e demais interessados na língua espanhola pudessem praticar as habilidades de ler, ouvir, falar e escrever, incluindo alunos da E.E. Dr. Emílio da Silveira, E.E. Levindo Lambert e crianças e adolescentes atendidos no Centro Vocacional Tecnológico (CVT).

De acordo com a professora Rosângela Rodrigues Borges, coordenadora do curso de Letras e do PET Conexões de Saberes, o espanhol vem ganhando espaço no mercado de trabalho. "Historicamente, um menor número de alunos ingressantes em Letras opta pela habilitação espanhol. Assim, o evento buscou também incentivar alunos de Letras (habilitação português) e vestibulandos a cursarem (também) a habilitação espanhol. Além desse propósito, o evento contribuiu para que, nas escolas públicas, os alunos conheçam o espanhol e passem a ter interesse pela língua. Ampliando esse interesse, ampliam-se, consecutivamente, os espaços para que os egressos de Letras/espanhol encontrem vaga no mercado de trabalho", enfatizou.

O evento se apoiou também no compromisso do curso de contribuir para a formação continuada de docentes, para a melhoria da escola pública e para o projeto de internacionalização da UNIFAL-MG: um diálogo que permeia a formação docente inicial e a continuada, o discente que ainda está em processo de formação e o egresso que já se encontra no mercado de trabalho.

A Semana proporciou também um diálogo com a pós-graduação e instituições internacionais contando com mesas-redondas para que egressos e professores do curso de Letras e da rede pública pudessem partilhar suas histórias de vida e experiências propiciadas pelo curso de Letras, incluindo as atividades de intercâmbio (BRACOL) em universidades da Colômbia. Dentre os convidados, destacaram-se Natália Pereira Martins e Jacqueline Lopes – ambas egressas do curso de Letras e que hoje atuam como professoras no curso; Kátia Franco, egressa do curso de Letras, professora na rede pública de ensino e supervisora do Pibid/Letras Espanhol, além das acadêmicas Gabrielly Araújo e Meire Mohallem e a egressa e hoje professora na rede particular e servidora pública, Andreia Rezende.

A Diretora da E. E. Emílio da Silveira, senhora Elvira de Fátima de Moura, relatou as experiências do ensino do espanhol na escola. O evento contou também com a presença (virtual) de um convidado da Prof. Kátia Oliveira, o Prof. Pere Comellas (Universidade de Barcelona) que discutiu A realidade linguística na Espanha, conforme já divulgado pela Assessoria de Comunicação Social em  1ª Semana do Espanhol realiza conferência virtual com docente da Espanha.

Houve, ainda, uma integração com o projeto de extensão Cineclube, sob a responsabilidade do Prof. Italo Oscar Riccardi León, que também participou de uma mesa-redonda sobre o ensino de língua e literatura hispânicas, ao lado das professoras Kátia Aparecida da Silva Oliveira e Fernanda Aparecida Ribeiro.

Uma vez mais, os discentes de Letras Silas Paixão, Larissa Honório, Priscila Navarro e Julia Bifaroni abrilhantaram o evento com uma belíssima apresentação de músicas em espanhol. Os músicos Rafael Marin e Felipe Silveira também aceitaram o convite e, na viola e violão, trouxeram músicas autorais e de compositores brasileiros.

Alunos do projeto de extensão "Universidade Aberta para a Terceira Idade (UNATI)", contribuíram para a Semana com uma belíssima apresentação de dança e, coordenados pela professora Natália Martins, bailaram o “Bullerengue”.

Para finalizar o evento, o Prof. Daniel Mazzaro proferiu uma palestra sobre El tratamiento de la gramática en los libros de texto: un amplio campo de investigación  após a apresentação do Madrigal Renascentista. O evento foi encerrado com um Bingo Hispánico Solidario com a coleta de cerca de 50 quilos de alimentos não perecíveis que foram doados para o Centro Espírita Seara do Mestre, de Alfenas.

Galeria de imagens

As fotografias da semana podem ser visitadas no blog do PET/Conexões de Saberes Letras: http://petletrasunifal.blogspot.com.br/p/semana-do-espanhol-2016.html

Informações, fotos e vídeo: Rosângela Rodrigues Borges, coordenadora do curso de Letras e do PET Letras – Conexões de Saberes da UNIFAL-MG