Semana Mundial de Alimentação

A partir de segunda-feira, dia 03 de outubro de 2011, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis proporcionará à comunidade acadêmica da UNIFAL-MG uma breve reflexão sobre o TEMA: FOME, OBESIDADE e DESPERDÍCIO – NÃO ALIMENTE ESTE PROBLEMA.

Esta reflexão ocorrerá por ocasião da Semana Mundial de Alimentação, promovida mundialmente, todos os anos, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), sendo o dia 16 de outubro comemorado anualmente como o Dia Mundial de Alimentação.

Este dia foi escolhido pela FAO por tratar-se do dia em que a organização foi fundada, em 1945. Entre os objetivos das ações da FAO está o incentivo a uma maior atenção à produção agrícola em todos os países, estimular a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento, além de promover o sentimento de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza.

O Sistema do Conselho Federal de Nutricionistas e os Conselhos Regionais de Nutricionistas (CFN/CRN) também celebra a data anualmente. “Este ano, destaca a importância da realização de ações efetivas de órgãos públicos e privados e de entidades da sociedade civil, bem como dos cidadãos no combate à fome, à obesidade e ao desperdício de alimentos, tendo o direito à alimentação saudável e adequada como base para esta tarefa.”.

A PRACE optou por adiantar as atividades da Semana Mundial de Alimentação em virtude dos recessos da próxima semana. Portanto, aproveite para refletir sobre o assunto: o que você como cidadão pode fazer para mudar essa triste realidade? Como este tema afeta sua vida, sua saúde e suas escolhas?

Vejam como os dados são assustadores:

1 bilhão de pessoas passam fome no mundo e mais de 300 milhões de obesos;

11 milhões passam fome no Brasil;

30% das crianças brasileiras estão acima do peso;

65,6 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar;

35 x 37 - o cidadão brasileiro consome anualmente 35 kg de alimentos, enquanto joga fora outros 37 kg.

“O mundo que nós queremos depende do que fazemos hoje. Combater o desperdício é fundamental para cuidarmos do dia de amanhã. Aproveite todas as partes do alimento com muita criatividade e evite jogar comida fora. Você vai descobrir que fazer a diferença é uma delícia.” (CFN, 2011)