“Os 20 anos do Impeachment de Fernando Collor de Mello” é tema de seminário na universidade

Versão para impressãoEnviar por email

Nesta quinta-feira, 06/12, alunos e professores debateram o contexto político e histórico que marcou o país

Há 20 anos, o Brasil assistiu ao processo de impeachment do então presidente, Fernando Collor de Mello. Para debater o tema, o curso de História da UNIFAL-MG promoveu ontem, 06/12/2012, um seminário que contou com a participação de alunos do Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL da universidade.

O seminário, que teve início com apresentação de documentários e reportagens que resgataram o conturbado período político e histórico do país, foi coordenado pelos professores Mário Danieli Neto e Marcelo Hornos Steffens.

De acordo com o Prof. Mário, a ideia de realizar o seminário partiu de alguns alunos de História, que solicitaram aos docentes um evento que pudesse abrir espaço para debate sobre o tema.  

Através dos vídeos e discussões, os alunos tiveram oportunidade de conhecer mais detalhes sobre a trajetória política de Collor até a presidência, bem como a discutida edição do último debate entre os candidatos Collor e Lula, realizada pelo Jornal Nacional da Rede Globo, a qual teria sido manipulada.

Após a exibição dos vídeos, Prof. Mário falou sobre a economia na época, dando ênfase para os problemas ocasionados com a implementação de planos de estabilização de Collor para tentar controlar a inflação, como o confisco do dinheiro da população nos bancos que provocou a insatisfação do povo com o presidente.

A atuação da imprensa durante a eleição e o processo de impeachment foi debatida pelo Prof. Marcelo, que comentou sobre o papel da mídia no cenário político, econômico e social da época.

O evento aconteceu na sala R-105, na sede da UNIFAL-MG. 

Galeria

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas
Tags: