PET Conexões de Saberes – Letras promove Seminário de Direitos Humanos

“Criança e Criminalidade” foi o tema debatido no evento

Com o objetivo de refletir temas no exercício da docência, de modo a contribuir para uma formação crítica e cidadã, a equipe do Programa de Educação Tutorial – PET Conexões de Saberes – Letras da UNIFAL-MG, promoveu o II Seminário de Direitos Humanos nessa segunda-feira, 26/03/2012, na sala R 106.

“Criança e Criminalidade” foi o tema debatido pelas alunas do curso de Letras, Sabrina Gomes Verola e Tariana Lela Falciroli, que levantaram discussão sobre a maneira como o assunto vem sendo abordado nos meios de comunicação.

“O objetivo do tema proposto foi fazer uma análise da representação da criança e do adolescente em conflito com a lei, na ótica dos meios de comunicação e do texto legal”, explicou a aluna Sabrina Gomes.

Em seguida, os participantes do seminário tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as legislações que envolvem os direitos da criança e do adolescente com a professora convidada, Rosângela Aparecida da Silva.

Apresentando dados estatísticos nacionais e da região de Alfenas, a professora apresentou os principais fatores que levam a criança à criminalidade. A docente falou também sobre o que diz os artigos da Constituição de 1988 e também o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, que expõem a responsabilidade não apenas da família e do Estado, mas também da sociedade em garantir a proteção total e integral à criança e ao adolescente.

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas de formação que integram ensino, pesquisa e extensão. No curso de Letras, a tutora é a Profa. Rosângela Rodrigues Borges, que busca incentivar os 12 participantes a realizar atividades extracurriculares para complementar a formação acadêmica dos estudantes e atender às necessidades do próprio curso de graduação.

De acordo com a “petiana” Luciene Teixeira, a equipe já programa novas atividades que deverão ser divulgadas em breve.

por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social