Grupo PET Conexões de Saberes – Letras promove seminário sobre material de apoio para professores da educação básica

O evento contou com mesa-redonda e lançamento de livro e revista

“A produção de material de apoio para professores da educação básica” foi o tema do I Seminário promovido pelo Grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Conexões de Saberes – Letras da UNIFAL-MG, na noite dessa segunda-feira, 23/04/2012, no Auditório Dr. João Leão de Faria.

Coordenado pela Profa. Rosângela Rodrigues Borges, tutora do grupo, o evento contou com a participação dos professores da Universidade Federal de Alfenas, Celso Ferrarezi Junior, Maria Emília Almeida da Cruz Torres (Campus Avançado de Poços de Caldas) e Beatriz Gaydeczka (Campus Avançado de Varginha) que debateram o tema em mesa-redonda.

A abertura do evento foi realizada pelo Prof. Italo Oscar Riccardi León, subchefe do departamento de Letras, que ressaltou a importância do seminário, parabenizando a iniciativa de todos os colegas envolvidos, bem como a participação dos alunos na realização do mesmo.

Iniciando o debate, a Profa. Maria Emília Almeida da Cruz Torres falou sobre teorias linguísticas, desenvolvendo o assunto: “Afinal, por que precisamos de materiais de apoio para desenvolver habilidades de letramento?”

Em seguida, a Profa. Beatriz Gaydeczka comentou sobre tendências e linhas de raciocínio ao longo dos anos na produção de material didático, envolvendo a temática: “Pesquisa, produção de material e formação de professores de Língua Portuguesa”.

Na oportunidade, o Prof. Celso Ferrarezi Júnior lançou o livro “Sintaxe para a Educação Básica” e a Profa. Rosângela Borges, a revista “(Entre Parênteses)” elaborada pelos petianos.

O LIVRO: “Sintaxe para a Educação Básica”

A respeito da obra do Prof. Celso Ferrarezi, o autor explica que se trata do terceiro livro da série de livros produzidos para apoiar professores da formação básica que já estão em exercício e alunos de licenciatura que serão professores. “Sintaxe para Educação Básica abrange desde questões curriculares - como organizar o currículo de sintaxe, quando ensinar, o que ensinar, como ensinar - até toda teoria da sintaxe para professores da educação básica. É um livro especialmente construído para professores”, esclarece.

De acordo com o professor, a ideia para construção dessa série surgiu em 2007, a partir da necessidade de atualizar as gramáticas, para que os professores pudessem trabalhar com uma teoria nova, moderna, bem adequada à sala e ao dia a dia. “Não é um livro didático, é um livro para formação de professor, para ele saber, inclusive, o que fazer com o livro didático que ele tem na sala”, comenta.

“Sintaxe para a Educação Básica”, que é o 26º livro lançado pelo docente, foi publicado pela Editora Contexto e já se encontra nas livrarias.

A REVISTA: “(Entre Parênteses)”

Organizada pelo Grupo PET Conexões de Saberes – Letras, a revista "(Entre Parênteses)" tem especial interesse em publicar artigos científicos, ensaios acadêmicos e resenhas (de livros, dissertações e teses), (trabalhos inéditos) que tenham sido produzidos por graduandos de Letras, em coautoria com mestres e doutores.

De acordo com a Profa. Rosângela Borges, a proposta de criação da Revista teve início em abril de 2010, na época da submissão de um projeto para abertura de um Grupo PET- Conexões de Saberes, para atendimento ao público "comunidades populares”.

Como forma de divulgar e criar espaços para a utilização do espanhol por graduandos e docentes da área de Letras, a revista adotou como idiomas para a publicação tanto o português quanto o espanhol.

Nesta primeira edição, a publicação, que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, da Pró-Reitoria de Graduação e do Instituto de Ciências Humanas e Letras, traz apenas artigos produzidos por petianos, como é de praxe no processo de implantação de novas revistas.

"(Entre Parênteses)" está devidamente registrada no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, referência nacional em projetos voltados ao movimento do acesso livre ao conhecimento, tendo sido atribuído o ISSN (código numérico que constitui um identificador unívoco para cada título de publicação em série) 2238-4502.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social