Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Atividades foram desenvolvidas na sede e também nos campi, envolvendo um público de mais de 300 inscritos
Com o objetivo de avaliar os projetos de Iniciação Científica desenvolvidos na UNIFAL-MG, nos dias 19 e 20/10/2012, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Comitê Interno de Programas de Iniciação Científica, promoveram o evento “Seminários de Iniciação Científica 2012”.
Apresentação de trabalhos orais e exposição de painéis das áreas de Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Letras estiveram entre as atividades organizadas em Alfenas e nos campi da universidade. Os trabalhos envolveram 334 inscritos.
A cerimônia de abertura, realizada em Alfenas na sexta-feira à noite, contou com a conferência "Integridade na Pesquisa e Ética em Publicações Científicas" proferida pela convidada, Profa. Maria Domingues Vargas, da Universidade Federal Fluminense, e foi transmitida ao vivo via web para os campi Poços de Caldas e Varginha.
Na oportunidade, Prof. Claudio Viegas Junior, da Comissão Organizadora, ressaltou o papel da iniciação científica no ambiente universitário. “É por meio dos programas de IC, que ocorre o despertar do estudante à busca do conhecimento novo, da amplitude da beleza da ciência, dos desafios inerentes à inovação, e nesse cenário é que se estabelecem os eixos diferenciais da formação dos estudantes, que simplesmente se graduam, recebendo sua formação, diretamente da sala de aula; e daqueles que, além disso, experimentam a oportunidade de viverem a iniciação científica, o desbravar da ciência e a convivência com pesquisadores bem formados, atualizados e produtivos.”
Prof. Claudio falou também sobre a estreita relação existente entre a pesquisa de qualidade e a pós-graduação stricto sensu, cujo desenvolvimento forte e produtivo dependerá de uma iniciação científica igualmente forte e de qualidade. Segundo ele, os programas de iniciação científica na UNIFAL-MG têm buscado uma qualidade crescente, na relação orientador-bolsista e a produtividade fruto desta associação.
Em seguida, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Carlos Doriguetto, apresentou o tema “A Iniciação Científica e a Produção Científica na UNIFAL-MG”, momento no qual, mostrou a evolução da universidade com as transformações ocorridas, a partir de 2005, e de que forma a pesquisa está inserida neste contexto. “Em 2005, a partir da transformação, houve uma mudança de cenário. O perfil do nosso corpo docente mudou. Houve uma expansão tanto quantitativa quanto qualitativa e hoje nós temos na instituição, 70% do quadro de docentes, doutores.”
De acordo com o Prof. Doriguetto, a expansão também marcou a evolução da produção científica na universidade. “A iniciação científica foi e é protagonista desse crescimento da produção científica. Vocês fazem parte dessa transformação que a instituição está passando e ao mesmo tempo, vocês transformam isso, o que não é dito por mim, mas pelo próprio CNPq, que destaca que a iniciação científica é uma estratégia eficaz de transformação.”
Na sequência, alunos e professores participaram da conferência ministrada pela Profa. Maria Domingues Vargas, que abordou a questão da ética na pesquisa. “Esse tema é um tema de formação não só científica como pessoal, de cidadão. Então, eu espero que seja provocativo para vocês e que isso também leve a discussões depois nos grupos de pesquisa e também em sala de aula”, iniciou a palestrante.
Os seminários se encerraram com apresentação e avaliação, no final da tarde de sábado, 20/10/2012.