Emoção e agradecimentos marcam a cerimônia de posse da Reitoria da UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email
“Sinto-me especialmente feliz, não apenas pelo fazer, mas pelo fazer em comunidade”, declarou o reitor

Em cerimônia realizada na noite de segunda-feira, 24/03, no auditório Dr. João Leão de Faria, o Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva foi reconduzido ao cargo de reitor, ocasião em que também tomou posse como vice-reitora, a Profa. Magali Benjamim de Araújo.

A abertura foi marcada pela apresentação do grupo vocal “Madrigal Renascentista”, projeto de extensão da Universidade.

Compuseram a mesa de honra: o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, o vice-reitor Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior, a vice-reitora eleita Profa. Magali Benjamim De Araújo, o ex-dirigente Prof. Antônio Martins de Siqueira, o ex-dirigente Prof. João Batista Magalhães, o ex-dirigente Prof. Maciro Manoel Pereira, o ex-dirigente Prof. Vínio Barbosa Tamburini, o prefeito municipal de Alfenas, Sr. Maurílo Peloso, o prefeito da cidade de Poços de Caldas, Sr. Eloísio do Carmo Lourenço e o presidente do Diretório Central dos Estudantes “Leão De Faria”, o acadêmico Antônio Augusto Garcia Veríssimo.

Outras autoridades, integrantes do Conselho Universitário, professores, estudantes e convidados também prestigiaram a solenidade, conduzida pelo mestre de cerimônias, Sr. Sebastião Meira, servidor aposentado da Instituição.

Após acompanhar o Hino Nacional, interpretado por Júlio César da Paz do Centro Municipal de Música Walda Tiso Veiga, o público se emocionou com o discurso proferido pelo então vice-reitor, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior. “Meus caros senhores e senhoras presentes a essa cerimônia, não desejo dividir a minha fala entre o que foi feito no mandato e o que está por fazer, nem tão pouco da minha trajetória estudantil e profissional, pois todo homem deve ser reconhecido por suas ações e não por sua fala. Mas gostaria de somente deixar registrado aqui que fui aluno desta Universidade e muito me orgulho disso. A fala deve ser única e deve encarnar e demonstrar os benefícios da continuidade positiva para o engrandecimento da nossa querida UNIFAL-MG. A sequência das boas decisões e realizações é salutar, estável e durável”, iniciou Prof. Edmêr.

Em meio a agradecimentos àqueles com quem conviveu e compartilhou o trabalho nos últimos 4 anos, Prof. Edmêr falou sobre as mudanças na Instituição que hoje é modelo de universidade multicampi em expansão e sobre autonomia universitária. “Nós que não somos e sim estamos gestores (nunca podemos esquecer-nos disso), ficamos sempre na angústia entre o que se deseja e o que se pode, tendo que administrar este conflito diariamente.”

Na sequência, o termo de posse que reconduziu Prof. Paulo Márcio ao cargo de reitor, foi lido pelo Decano do Conselho Universitário da UNIFAL-MG, Prof. Mânio de Carvalho Tibúrcio, seguido pela leitura do ato que nomeou a vice-reitora, Profa. Magali para vice-reitora.

Visivelmente emocionada, a vice-reitora discursou: “Com imensa honra e consciente do grande desafio e responsabilidade, assumo hoje o cargo de vice-reitora da Universidade Federal de Alfenas para o período 2014/2018. Ser a primeira mulher elevada a este cargo e, ainda, no ano de celebração do centenário da nossa Universidade é um extraordinário privilégio que Deus me concedeu”.

Profa. Magali lembrou sua trajetória na UNIFAL-MG e reforçou o compromisso assumido, convidando a comunidade universitária para trabalhar junto, rumo ao futuro. “Que o segundo centenário da nossa trajetória seja igualmente marcado pela determinação, pela ousadia, pela perseverança e pelo papel de liderança cujos exemplos marcantes tiveram nossos fundadores e gestores. Que Deus nos dê força, proteção e iluminação nessa jornada.”

O reitor reconduzido ao cargo, Prof. Paulo Márcio, iniciou seu pronunciamento destacando o desafio e a responsabilidade que a experiência vivida nos últimos quatro anos proporcionou. “Sinto-me especialmente feliz, não apenas pelo fazer, mas pelo fazer em comunidade. Nenhum reitor ou gestor faz nada sozinho. E bem sabemos: o fazer universitário é, por natureza, trabalho cooperativo. Os avanços e as conquistas somente são possíveis quando as pessoas se unem em torno de um ideal comum, de um sonho comum. Durante todos esses anos, sonhamos juntos, nos alegramos juntos, por vezes sofremos e choramos juntos. E de mãos dadas, com apoio mútuo, ombro a ombro, vamos construindo juntos essa belíssima história dessa Instituição centenária.”

Manifestando respeito e admiração pelos ex-dirigentes e agradecendo nominalmente aos integrantes da equipe de gestão, a qual chamou de “espetacular”, o reitor ressaltou: “Vocês foram e são pró-reitores exemplares, mas acima de tudo, amigos incondicionais que me apoiaram em todos os momentos, dos mais fáceis aos mais difíceis. Muitíssimo obrigado. A UNIFAL deve muito a cada um de vocês e às suas excelentes equipes.”

Prof. Paulo Márcio também agradeceu aos estudantes, falando o quanto tem aprendido com as demonstrações da juventude de participar da construção do país. Dirigindo-se ao acadêmico que na cerimônia, representava os alunos, Prof. Paulo Márcio disse: “Sei (e como sei), que por vezes, tais demonstrações geram tensão e dissabores, mas parafraseando o papa Francisco, também não gosto muito do estudante que não reivindica, que não se expressa, que não participa da construção da Universidade.”

A gratidão especial do reitor reconduzido ao cargo foi feita ao companheiro do último mandato, Prof. Edmêr. “Caro Edmêr, sinto-me imensamente honrado, grato e abençoado por Deus, por ter tido a oportunidade de compartilhar com você a Reitoria da UNIFAL nestes últimos quatro anos. Sim, porque você não foi apenas um vice-reitor: você foi um co-reitor, você foi o braço direito (e o esquerdo também), a mão amiga e o grande companheiro nesta jornada”, enfatizou, prosseguindo: “Obrigado pela presença constante, pelos sábios conselhos, pelas palavras de estímulo e pelo ombro amigo das horas mais difíceis. Faço o reconhecimento público de que somente pude fazer um trabalho externo mais ousado, assumindo posições como presidente do FORIPES, na diretoria executiva da ANDIFES e em diversas comissões no MEC, e em outros órgãos, porque sabia que em minhas ausências, a Reitoria da UNIFAL ficava sob seus cuidados. Com serenidade, sabedoria e muita competência, você soube conduzir muito bem a UNIFAL  (penso até que o reitor não fazia muita falta mesmo...). Deus lhe pague.”

Finalizando a fala, Prof. Paulo Márcio renovou o compromisso de trabalhar pelo engrandecimento e melhoria da Universidade ao lado da Profa. Magali, para tornar a Instituição “mais forte e ainda melhor”, e concluiu convidando a todos para celebrar os 100 anos de história da UNIFAL-MG.

Encerrada a cerimônia, acompanhada pelo Prof. Edmêr, a Reitoria empossada recebeu os cumprimentos do público presente.

Galeria