Alunos e professores de Biotecnologia da UNIFAL-MG promovem III JOBITU

A Jornada de Biotecnologia teve início na quarta-feira, e se encerra hoje, 27/04/2012

Desde quarta-feira, 25/04/2012, está sendo promovida na Universidade Federal de Alfenas, a III Jornada de Biotecnologia (III JOBITU).

O evento conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação em atividades como apresentação de trabalhos técnicos e científicos, palestras e minicursos, exposições de empresas e mesas-redondas. “O objetivo do JOBITU é exatamente buscar a integração de alunos de Biotecnologia e áreas afins, como química, farmácia, biologia e engenharia”, comenta o coordenador do evento, Prof. Ernandes Benedito Pereira.

De acordo com o professor, a comissão organizadora, formada por 6 professores e 9 alunos, levou cerca de 8 meses para preparar todos os detalhes da jornada.

Na solenidade de abertura na quarta-feira, o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, falou sobre a importância do envolvimento de alunos do curso, na organização de eventos como este. “Considero muito importante esse envolvimento dos alunos nos projetos com os professores, porque a Biotecnologia tem se tornado uma área de interesse crescente, e é inclusive, uma das áreas estratégicas, por exemplo, dentro do Programa Ciência sem Fronteiras, recém-lançado pelo Governo Federal”, afirmou. Segundo o reitor, embora a Biotecnologia seja um dos cursos mais novos da instituição, tem muito resultado para mostrar.

A palestra que abriu o evento, sobre o tema “Perspectivas Gerais da Biotecnologia, sua aplicação em Biocombustíveis: a experiência de Lorena/SP”, foi ministrada pelo Prof. Adilson Roberto Gonçalves, do Departamento de Biotecnologia (DEBIQ), da Escola de Engenharia de Lorena-SP (EEL/USP).

O palestrante falou a respeito da criação do curso de Engenharia Bioquímica em 1997 na Escola de Lorena-SP, o primeiro do Brasil, o qual ele destacou como parte da temática de Biotecnologia.

Na programação de ontem, durante o dia todo, os participantes puderam assistir a palestras de professores da Unicamp, UFMG, UNESP e Instituto Butantã.

O encerramento está previsto para acontecer hoje, 27/04/2012, às 17h, no Auditório Dr. João Leão de Faria, com mesa-redonda sobre o tema “Vida Profissional após a Universidade”, que contará com a presença dos professores, Paulo Teixeira Lacava (UNIFAL-MG) e Sydnei Mitidieri (UFRGS/RS), além dos egressos Giulia Almeida Veiga Milan, João Guilherme Lino da Silva, Hebert Pereira de Sá, Ana Carolina Montesano Félix, Aline Rocha Borges e Erick de Abreu Silveira, da 1ª e 2ª turmas do curso de Biotecnologia da instituição.

Mais detalhes sobre a programação, no endereço:

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Universidade Federal de Alfenas