UNIFAL-MG no Programa Ciência sem Fronteiras

Governo Federal disponibiliza 5.810 bolsas para o programa

Na semana passada, o Governo Federal abriu inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras a universitários que desejam estudar na Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal.

Para esses países, o programa oferece 5.810 bolsas com duração de seis meses a um ano.

Além do bom desempenho acadêmico, uma das exigências para que o aluno participe do programa, é que tenha cursado no mínimo 20% e no máximo 90% da graduação. É necessário também estar matriculado em uma das áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras, entre as quais, Engenharia, Ciências Exatas, Biotecnologia, Ciências Biomédicas e da Saúde, Computação, Química, Física, Biologia e Geociências.

O Assessor de Relações Interinstitucionais da UNIFAL-MG, Prof. Masaharu Ikegaki, iniciou a divulgação do programa em palestras realizadas nos dias 22 e 23/03/2012, oportunidade em que apresentou os objetivos e as principais exigências para participação. “A expectativa é que mais de 400 alunos da universidade se inscrevam nessa etapa”, afirmou.

Os interessados podem se cadastrar até o dia 30/04/2012 através do site do Programa Ciência sem Fronteiras, no endereço: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Alunos da UNIFAL-MG em mobilidade

Atualmente, cinco alunos da Universidade Federal de Alfenas estão cursando a chamada “graduação-sanduíche” no exterior, e outros 6 estudantes estão se organizando para o intercâmbio.

É o caso da estudante Amanda de Carvalho Bernardi, do 7º período de Biotecnologia na universidade, que foi selecionada pelo programa. Amanda Bernardi se prepara para o intercâmbio no  Massachusetts Institute of Technology (MIT), localizado em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos. “Espero que essa experiência contribua para o meu desenvolvimento profissional e intelectual, enriquecendo e aprimorando meus conhecimentos na área de Biotecnologia”, comentou a aluna sobre a sua expectativa de passar por um dos institutos líderes mundiais em ciência e tecnologia. Com as atividades, a estudante, que irá para os Estados Unidos em meados de abril, pretende contribuir não apenas para pesquisas nesta área como também para fortalecer a parceria entre universidades americanas e a UNIFAL-MG.

Em entrevista por e-mail à Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, a aluna Ana Laura Pascoini, que concluiu o 6º período do curso de Biotecnologia na UNIFAL-MG e já se encontra desenvolvendo suas atividades na Concordia University, em Montreal, Quebec, Canadá, falou sobre sua experiência na universidade internacional. “Fui muito bem recebida pelo meu orientador e pelos colegas. No laboratório sou a única aluna de graduação, os outros pesquisadores estão desenvolvendo projetos de mestrado ou doutorado. Minha primeira matéria escolhida foi Biologia Molecular, mas cheguei no meio do semestre, então perdi alguns tópicos. Por outro lado, para o próximo semestre estou planejando assistir a outras aulas e tentar ganhar mais experiência na área de genômica”, destacou.

Ana Laura Pascoini também comentou sobre a origem dos colegas na universidade.  “Concordia University é umas das maiores universidades do Canadá e recebe alunos do mundo inteiro. Sendo assim, no laboratório onde trabalho tem 6 indianos contra apenas uma canadense. Já nos outros laboratórios facilmente se encontram pesquisadores de outros lugares do mundo, como da Alemanha, do Líbano, da França, e até mesmo do Brasil. Para minha sorte na universidade todos falam inglês! Afinal, Montreal tem a maioria da sua população bilíngue, onde todos preferem falar francês ao inglês nas ruas.”

Sobre os estudos, a estudante comenta: “Já iniciei algumas atividades como extração de DNA vegetal, técnicas de PCR e eletroforese.” De acordo com ela, para se adaptar ao ritmo do laboratório e iniciar um pequeno projeto para ser executado até dezembro, tem recebido ajuda da colega canadense. “Estou muito entusiasmada com essa experiência nova, e espero aproveitar ao máximo essa oportunidade e levar para o Brasil o que eu aprenderei aqui, e deixar os canadenses com uma boa impressão dos brasileiros, alunos da UNIFAL”, completou.

Segundo o Prof. Masaharu Ikegaki, 39 alunos se inscreveram na penúltima chamada do programa para a Alemanha, França, Estados Unidos, Itália e Reino Unido, dos quais 18 ainda estão disputando as bolsas com universitários de todo Brasil.

por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social