Seminário marca início de parceria entre a Alcoa e a Unifal-MG

Evento reuniu representantes da Alcoa e professores da Unifal – MG campus de Poços de Caldas para gerar projetos conjuntos

A Alcoa e a Unifal deram o primeiro passo para a consolidação de uma parceria entre as duas instituições com a realização, nos dias 17 e 18 de fevereiro, do 1º Seminário de Oportunidades.

O evento faz parte do projeto 'Parceria estratégica para inovação na empresa', desenvolvido pela Unifal - MG e contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, entre elas, lideranças da Alcoa e professores da universidade.

O primeiro dia de atividades foi realizado na Unifal, ocasião em que foram apresentadas as instituições e promovidas duas palestras. A primeira delas teve como tema 'Uma ecologia voltada para a inovação', do Dr. Jorge Gallo, superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Alcoa. Na segunda palestra, a consultora de RH da empresa, Luciana Traeger falou sobre o Programa de Estágio Institucional.

No segundo dia de seminário, os trabalhos foram desenvolvidos na Alcoa, com apresentações do Prof. Dr. Cláudio Lima, diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia-ICT e responsável pela direção acadêmica do campus de Poços de Caldas. Ele falou sobre o Projeto Pedagógico do BCT – Bacharelado Interdisciplinar em Ciência Tecnologia e da proposta de criação do Consórcio das Universidades do Sul-Sudeste de Minas Gerais. Neste dia a Profa. Dra. Neide Mariano falou sobre a implantação do mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais. Também foram apresentadas pelos líderes dos Grupos de Pesquisas da Unifal, as linhas de pesquisas, os professores envolvidos e os temas e critérios referentes às quatro redes de PD&I da Alcoa. No final, foram enumeradas várias oportunidades de projetos em conjunto, entre elas, destacam-se: programas de estágio para alunos do BCT; programa de professor conferencista e aulas práticas dentro da fábrica, entre outros.

Na oportundiade foi confirmada, em conjunto com a AWN – Rede de Mulheres da Alcoa, a criação de uma premiação para as três melhores alunas da primeira turma formandas no BCT da Unifal em dezembro deste ano.

“A Alcoa foi uma das maiores incentivadoras do campus avançado da Unifal em Poços de Caldas, nos auxiliando na definição da implantação de cursos diferenciados na área das Ciências e Tecnologia”, informou o Prof. Dr. Cláudio Lima. Ele continuou falando da importância da realização deste seminário: “Esperamos que este Seminário seja o início de uma cooperação técnica sólida que possibilite atender às demandas dos envolvidos nesta parceria, na resolução compartilhada de problemas na área industrial, na abertura de vagas de estágios, no apoio ao financiamento de laboratórios e na troca de experiências que repercutam favoravelmente na estratégia pedagógica de ensino das engenharias”, finalizou o diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia-ICT.

Ao falar da grande expectativa da Empresa com a realização do Seminário, Affonso Bizon Junior, gerente de Operações da Unidade da Alcoa em Poços de Caldas destacou que “a implantação da Unifal foi a realização do sonho da Alcoa de ter, em Poços de Caldas, uma instituição de ensino federal”. “Temos a certeza de que esta parceria, a exemplo de outras que a Alcoa mantém com universidades, como a Ufscar, renderá muitos bons frutos”, refletiu Affonso Bizon.

Os próximos passos desta parceria, será a consolidação dos estudos dos dois grupos formados durante o Seminário, sendo um voltado para a implementação de ações educacionais e outro para pesquisa, desenvolvimento e inovação. Todo este trabalho será facilitado por Edson Reis e Edson Montoro, da Alcoa, e pelos Professores Doutores Rodrigo Marques e Cláudio Lima, da Unifal.

Tags: