Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
O professor Gabriel Gerber Hornink, do Instituto de Ciências Biomédicas, e o técnico em Assuntos Educacionais, Eduardo de Almeida Rodrigues, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da UNIFAL-MG, participaram do Simpósio Internacional de Educação a Distância - SIED: EnPED 2016 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), apresentando o artigo completo “FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO MOODLE: PROPOSTA DE APRESENTAÇÃO VISUAL DAS INTERAÇÕES”.
Na primeira etapa, de 08 a 25/09, o trabalho foi apresentado em uma Sala Virtual no ambiente Moodle, disponibilizada pelo evento.
Na segunda etapa, de 26 a 27/09, os servidores estiveram na UFSCar e apresentaram para os demais participantes, a ferramenta InMapMoodle© desenvolvida na UNIFAL-MG, com o propósito de gerar representações visuais das interações nos fóruns de discussão do ambiente Moodle.
Destaca-se que tal ferramenta foi a primeira desse gênero, criada como Bloco do Moodle, e que apresenta grande potencial para a moderação on-line.
O evento, que está na sua terceira edição, contou com congressistas de vários estados e com pesquisadores de vários países e teve como tema central “Formação, Tecnologias e Cultura Digital”.
Com a proposta de promover troca de conhecimentos sobre as relações entre a educação presencial e a distância, em prol de uma educação de qualidade, o encontro estimulou o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre suas experiências em EaD bem como na incorporação de tecnologias como inovação educacional, promovendo parcerias e o debate coletivo sobre a natureza e o desenvolvimento de pesquisas envolvendo o fenômeno educativo na atualidade.
Os principais temas discutidos em forma de “Mesas Temáticas” na etapa presencial foram:
“Foi o primeiro evento fora da UNIFAL-MG que participei e confesso que foi bastante proveitoso. Além de aprender muito com os pesquisadores convidados e com meu orientador, tive a satisfação de apresentar uma ferramenta inovadora desenvolvida na UNIFAL-MG e que foi recebida com muito entusiasmo pelo público”, comenta Eduardo.
O evento também comemorou os 10 anos do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Horizonte-UFSCar) e promoveu o lançamento de livros de autores/pesquisadores em EAD.