UNIFAL-MG sedia II Encontro Nacional de Bacharelados Interdisciplinares

Versão para impressãoEnviar por email

Proposta do evento foi contribuir para a consolidação do modelo inovador

Com o objetivo de contribuir com a consolidação e ordenamento dos cursos de bacharelados interdisciplinares, considerando a Proposta de Inovação Curricular do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e a UNIFAL-MG promoveram o II Encontro de Bacharelados Interdisciplinares, de 07 a 09/08/2013, em Poços de Caldas.

O evento, que aconteceu no Complexo Cultural da Urca, contou com a participação de mais de 500 inscritos entre reitores, pró-reitores, coordenadores de curso, docentes, técnicos administrativos e discentes das universidades federais do país.

Participaram da solenidade de abertura, conduzida pelo servidor da UNIFAL-MG, Clério Sabino da Silva, na noite do dia 07/08, o reitor da Universidade, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; o prefeito municipal de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço; a pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva Santos; a diretora em exercício do campus de Poços de Caldas, Profa. Maria de Fátima Rodrigues Sarkis; o diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza e o Prof. Daniel Juliano Pamplona da Silva da unidade de Poços de Caldas.

Para abrir a solenidade, os participantes prestigiaram a apresentação cultural do Coral “Nó na Goela” de Poços de Caldas, grupo que também interpretou o Hino Nacional na cerimônia.

As boas-vindas foram dadas pela pró-reitora de Graduação, Profa. Lana, que agradeceu a presença dos convidados. “Acredito que a presença da comunidade acadêmica de forma tão representativa, demonstra que somos gestores e docentes comprometidos com a universidade brasileira, com a política implantada pelo Ministério da Educação e com o desenvolvimento do ensino superior e da nação brasileira”, afirmou.

Em seguida, a pró-reitora falou sobre a proposta do evento: “Neste período de 7 a 9 de agosto, faremos um trabalho que parte de pessoas que estão trabalhando com BI’s e com os novos modelos de universidades recentemente implantadas, buscando superar desafios e o avanço em benefício do ensino superior. Vamos aproveitar este momento e junto escrevermos a Carta de Poços de Caldas, que deverá traçar os novos rumos para os Bacharelados Interdisciplinares e universidades inovadoras”.

O prefeito Eloísio, que é egresso da Universidade, também proferiu palavras de boas-vindas aos participantes à cidade de Poços de Caldas, ressaltando os atrativos do município e a parceria entre a Prefeitura e a Instituição.

Em meio a agradecimentos aos participantes e à organização do evento, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio, aproveitou o momento para traçar um breve histórico sobre o processo de implantação dos cursos de Bacharelados Interdisciplinares a partir de 2007 na Instituição, com a expansão das universidades federais, que resultou no curso de Ciência e Tecnologia no campus de Poços de Caldas e Ciência e Economia no campus de Varginha.

Prof. Paulo Márcio destacou a importância da realização do II Encontro de Bacharelados Interdisciplinares para a consolidação dos BI’s na UNIFAL-MG e manifestou bom aproveitamento aos participantes do evento. “Desejo a todos um excelente evento, que seja bastante produtivo e que a gente possa fazer uma discussão bastante profunda e profícua, em relação a esse modelo que nós estamos ainda em fase de implantação.”

Programação

Na quinta-feira, 08/08, no período da manhã, o encontro contou com palestras sobre os temas: “Interdisciplinaridade: Análise do Projeto General Education de Harvard” com o Prof. Ivan Domingues da UFMG e “Interdisciplinaridade: Desafios e Perspectivas”, com o palestrante Prof. Naomar Monteiro de Almeida Filho, reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia. Este momento foi coordenado pelo Prof. Eduardo Magrone, pró-reitor de Graduação da UFJF.

À tarde, o Prof. Paulo Monteiro Vieira Barone da UFJF ministrou o tema “A universidade brasileira no contexto das inovações pedagógicas”. Em seguida, a Profa. Ana Dayse Rezende Dória do Conselho Nacional de Educação debateu com os participantes “Inovação Pedagógica para o ensino da graduação na ótica do Conselho Nacional de Educação”. Representando o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES do MEC no evento, Jorge Rodrigo Araujo Messias, a Profa. Cleunice Matos Rehem apresentou a palestra “Inovação Pedagógica na ótica da Regulação”. As discussões foram coordenadas pelo Prof. Derval dos Santos Rosa da UFABC.

Neste dia, também as universidades de Alfenas, do ABC, do Rio Grande do Norte, do Oeste do Pará apresentaram as experiências inovadoras com os cursos de Bacharelados Interdisciplinares implantados em cada instituição.

No encerramento do evento na sexta-feira, 09/08, o Prof. Antonio Simões Silva, coordenador geral de Expansão e Gestão da Secretaria de Educação Superior do Ministério de Educação, falou sobre o tema “Bacharelados Interdisciplinares no contexto do Reuni e da Expansão das Universidades Federais Brasileiras”.

Após as discussões, os participantes elaboraram e aprovaram a Carta com a declaração de Poços de Caldas em relação aos debates e necessidades dos cursos de Bacharelados Interdisciplinares do país. A Carta será encaminhada ao MEC.

Galeria

Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação da UNIFAL-MG