Universidade marca presença no 46º Congresso Brasileiro de Geologia e 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa

Versão para impressãoEnviar por email

O tema central do evento foi "Gerir os recursos naturais para gerar recursos sociais"

Representantes da UNIFAL-MG no evento: Rubia Vasconcelos, Profa. Fátima Sarkis e Bruno Andrade

 

A UNIFAL-MG participou do 46º Congresso Brasileiro de Geologia e 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, entre os dias 30/09 e 05/10/2012, em Santos-SP.

Representando a universidade, estiveram presentes, a Profa. Maria de Fátima Rodrigues Sarkis e os técnicos-administrativos, Rubia Carla Penaforte de Vasconcelos e Bruno Pereira de Souza Andrade, do Campus Avançado de Poços de Caldas. 

Com o tema central "Gerir os recursos naturais para gerar recursos sociais", a 46ª edição do evento, que representa o principal fórum de divulgação, discussão e consolidação do conhecimento geocientífico do Brasil, foi focada na riqueza petrolífera da Bacia de Santos.

"A participação da UNIFAL-MG no 46º Congresso Brasileiro de Geologia e 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa foi um sucesso. O evento superou nossas expectativas e contou com a participação da PETROBRAS, CPRM (Serviço Geológico do Brasil), DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), empresas nacionais e multinacionais da área de mineração, universidades, pesquisadores de renome, professores e estudantes de todas as regiões", comenta Profa. Fátima Sarkis.

Dando especial destaque para a inserção da instituição na área de Ciência e Tecnologia, durante o congresso, os servidores apresentaram a universidade bem como os cursos oferecidos. "Houve troca de experiências e recebemos sugestões e propostas. Discutimos e demos andamento à formalização de parcerias com a PETROBRAS, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e o IG-SP (Instituto Geológico - São Paulo)", afirma a professora.

De acordo com a docente, a colaboração das Indústrias Nucleares do Brasil - INB - Caldas, parceira da UNIFAL-MG no desenvolvimento de atividades com os grupos de pesquisa, foi fundamental. "Agradeço a INB-Caldas, em nome do geólogo Marcos Antônio, pela colaboração, acervo de amostras do Complexo Alcalino de Poços de Caldas e material de divulgação sobre o Ciclo do Combustível Nuclear. Enfatizo que a contribuição foi fundamental para o nosso sucesso no evento."

O congresso reuniu cerca de 4 mil pessoas, entre as quais, estrangeiros de 22 países.

Informações: Maria de Fátima Rodrigues Sarkis, professora do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, no campus Poços de Caldas

Tags: