Universidade participa da 67ª Reunião Anual da SBPC

Versão para impressãoEnviar por email
Aluno e professor do Instituto de Ciência e Tecnologia apresentaram trabalhos no evento
Prof. Marcelo e o aluno Augusto na entrada do cinema FINEP montado na exposição de Ciência e Tecnologia (EXPOT&C). Esta exposição ocupava uma área de 4,2 mil m² no evento

A UNIFAL-MG esteve presente na 67º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no mês de julho na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na pessoa do professor Marcelo Gonçalves Vivas, do Instituto de Ciência e Tecnologia do campus Poços de Caldas, e de seu aluno de Iniciação Científica, Augusto Souza Forzan Siqueira.

Durante o evento, docente e discente apresentaram pesquisas desenvolvidas na Instituição, na área de Física. O aluno Augusto apresentou o trabalho "Investigando processos ópticos não lineares usando técnicas ópticas lineares" e  Prof. Marcelo, representando a aluna Ana Carolina de Oliveira, expôs o estudo intitulado “Desenvolvimento de um sensor óptico baseado no fenômeno de Ressonância de Plásmon de Superfície". 

Para Prof. Marcelo, a participação na Reunião Anual da SBPC motiva pesquisadores e alunos a aprofundarem o conhecimento científico. "A Reunião Anual da SBPC é um evento que tem como foco principal a divulgação e a confraternização da ciência brasileira em todos os níveis e áreas. Nesse contexto, a participação de alunos, sejam graduandos ou pós-graduandos, bem como a presença de professores e pesquisadores é de extrema importância para que possamos olhar a ciência de uma maneira mais abrangente, isto é, fora da nossa zona de conforto, e ao mesmo tempo expandir o nosso conhecimento científico”, enfatiza o docente.

O pesquisador conta que também participou de uma reunião da SBPC realizada na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) em 2004, quando era aluno de Iniciação Científica, e isso foi essencial para sua formação. “Foi sem dúvida, um dos eventos que mais contribuiu para que eu pudesse galgar a carreira de professor e pesquisador. Olhando hoje no que se transformou a reunião anual da SBPC, sinto orgulho de ter feito e ainda fazer parte desse acontecimento único da ciência brasileira. Além disso, ver que a história pode se repetir com um aluno, por exemplo, o Augusto, só faz com que a gente trabalhe cada dia mais e com mais qualidade para que um dia o Brasil possa ter realmente uma ciência de alto nível”, ressalta.  

A reunião anual da SBPC é realizada desde 1948 e é considerada hoje o maior evento científico da América Latina. Nesta edição, com a temática “Luz, Ciência e Ação”, a SBPC reuniu 5,4 mil inscritos no evento e mais de 10 mil visitantes por dia.

Detalhes da conferência podem ser obtidos no endereço: http://www.sbpcnet.org.br/saocarlos/home/

Prof. Marcelo Vivas apresentando o trabalho de sua aluna de Iniciação Científica, Ana Carolina de Oliveira, que não pôde comparecer ao evento.
À direita: Augusto Forzan, aluno do do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, apresentando seu trabalho de Iniciação Científica

Com informações e fotos: Marcelo Gonçalves Vivas, professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas