Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Representantes de 119 municípios do Sul de Minas se reuniram na Unidade Educacional Santa Clara da UNIFAL-MG, na quinta-feira, 17/03, para participar da etapa regional da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
Tendo como referência a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, a proposta do encontro foi definir estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Ater pública e de qualidade aos agricultores familiares do Brasil, por meio do diálogo e da interação entre sociedade civil, governos e representações de agricultores familiares.
O evento contou com a participação da professora do Instituto de Ciências da Natureza, Ana Rute do Vale, pró-reitora adjunta de Extensão, que integrou a Comissão Organizadora. A UNIFAL-MG foi representada também pela pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende, que compôs a mesa de honra ao lado do prefeito de Alfenas, Maurílio Peloso; do presidente da Câmara Municipal de Alfenas, Enéias Ferreira de Rezende; do diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unifenas, Prof. Rogério Prado; do gerente regional da Emater-MG de Alfenas, Rogério da Silva Araújo, e da representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Maria Márcia Martins. Marcou presença no evento também, o subsecretário de Agricultura Familiar da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Agrário, Luiz Ronaldo Carvalho.
“Que esse esforço coletivo traga realmente bons frutos para promover essa discussão sobre a universalização da assistência técnica aos nossos agricultores familiares. Agradeço imensamente a presença de todos vocês. Estou muito feliz. Tenho certeza que todos vão colaborar para que essas proposições que sairão daqui hoje sejam realmente efetivas para nossa política de agricultura familiar. Reforço então, meus votos de sucesso para o trabalho”, destacou Profa. Eliane durante a abertura.
Após os pronunciamentos, foi feita a leitura do regulamento da conferência para aprovação dos participantes e, em seguida, a coordenadora regional de Bem-Estar Social da Emater-MG, Flora Aparecida Teixeira de Castro, realizou a apresentação da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Na oportunidade, a coordenadora explicou o papel dos agricultores, inspecionistas, e demais representantes de sindicatos e associações, para consolidar políticas públicas voltadas para a promoção de alimentos saudáveis e valorização dos mercados locais.
As discussões foram realizadas em grupos temáticos sobre os eixos:
De acordo com Flora, os grupos também trabalham propostas dos eixos tranversais: "Ater para mulheres", "Ater para jovens rurais" e "Ater para povos e comunidades tradicionais".