PÁGINA INICIAL

 

 NOVAS INFORMAÇÕES

  

NOTÍCIA #10 (Publicado em 15/03/2021)

COMUNICADO

Aos inscritos no processo seletivo para vagas no Cursinho Popular Êxito, a convocação para as matrículas e o início das aulas (previsto para 15/03/2021) foram adiados! Favor aguardar novas informações!

 

NOTÍCIA #9 (Publicado em 22/02/2021)

OPORTUNIDADE

Encerra no próximo Domingo (28/02) as inscrições para as atividades do ano de 2021. Jovens e adultos que concluíram ou estão em processo de conclusão do Ensino Médio em escolas públicas podem se inscrever para o processo seletivo. Se você ainda não realizou sua inscrição, o formulário está disponível nesse link.

 

NOTÍCIA #8 (Publicado em 06/01/2021)

ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA AS ATIVIDADES DO ANO DE 2021

O Cursinho Popular Êxito divulga a abertura das inscrições para esse ano. As atividades acontecerão de modo extensivo e remoto. Jovens e adultos que concluíram ou estão em processo de conclusão do Ensino Médio em escolas públicas podem se inscrever para o processo seletivo do Cursinho. As aulas são gratuitas e ministradas por acadêmicos de diferentes cursos de graduação sob a orientação de professores da UNIFAL-MG.

O Programa de Extensão da UNIFAL-MG existe há mais de 20 anos em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. A ação apresenta bons níveis de aprovação: são mais de 274 alunos aprovados para ingresso em diversos cursos superiores de universidades públicas e privadas do Brasil desde 2003. Atualmente, o Programa é coordenado pela Profa. Andréa Cardoso e o projeto Alfenas pelo Prof. Elias Ribeiro da Silva. A demanda tem crescido nos últimos anos, em 2020 houve 1135 inscrições somente para o Cursinho Êxito de Alfenas.

As inscrições e, posteriormente, as matrículas, serão realizadas exclusivamente por meios eletrônicos. O formulário de inscrição está disponível nesse link, e poderá ser preenchido até o dia 28 de fevereiro de 2021. Serão oferecidas 270 vagas. As aulas serão ministradas no formato remoto por meio da plataforma Google Classroom. A divulgação da primeira chamada para matrículas ocorrerá em 08/03/2021 e as aulas terão início no dia 15/03/2021.

 

Atenção para os critérios de inscrição:

1) Alunos que concluíram o Ensino Médio em escola pública;
2) Alunos que concluíram o Ensino Médio pelo EJA;
3) Alunos que estejam concluindo o 3º ano do Ensino Médio, na rede pública.

OBS 1: A idade será considerada como critério de desempate.
OBS 2: Vagas remanescentes poderão ser ofertadas aos alunos que estiverem concluindo o 2º ano do Ensino Médio.

 

Maiores informações e/ou dúvidas, entre em contato por meio dos canais online:
E-mail: cursinhounifalmg@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/cursoenemunifal/
Instagram: @cursinhounifalmg

 

NOTÍCIA #7 (Publicado em 18/07/2020 - Retificado em 11/08/2020)

OPORTUNIDADE

A equipe de gestão do Programa Curso Preparatório para o ENEM publicou a 7ª chamada para matrículas de estudantes inscritos no projeto no ano de 2020, visando o preenchimento de vagas no formato remoto. Fiquem atentos às chamadas publicadas na sessão MATRÍCULAS 2020! A partir da 5ª chamada, as convocações e consequentemente o preenchimento do formulário de matrículas, ocorrerão em um intervalo de 2 dias.

 

NOTÍCIA #6 (Publicado em 03/07/2020)

CURSINHO ÊXITO RETOMARÁ SUAS ATIVIDADES DE FORMA REMOTA!

Estudantes dos cursinhos preparatórios para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão retomar as atividades em todos os campi da UNIFAL-MG de maneira remota a partir de julho. Foram feitas pesquisas com os cursistas e reuniões com as coordenações e bolsistas a fim de planejar o funcionamento dos projetos durante a pandemia da Covid-19.

Desde a suspensão das aulas presenciais, a coordenação do programa de extensão da Universidade tem realizado reuniões semanais com o objetivo de estabelecer trocas de experiências e o andamento dos projetos existentes em Alfenas, Varginha e Poços de Caldas. “Entendemos que a retomada das atividades, ainda em 2020, era urgente e necessária frente a situação atual e o compromisso social do programa com a diminuição das desigualdades no acesso ao ensino superior. Assim, com reuniões semanais com as coordenações locais, iniciamos o planejamento das atividades remotas”, afirmou a Profa. Andréa Cardoso, coordenadora do programa.

Apesar do Enem ter sido adiado devido ao novo coronavírus, a docente lembra que em breve o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve divulgar a nova data e que a atuação do programa vai além da preparação de jovens e adultos para o exame. “Atender a demanda dos estudantes de escolas públicas e da EJA está entre nossos principais objetivos, mas, promover a integração dos estudantes nas atividades da UNIFAL-MG, divulgar nossos cursos, construir vínculos entre a Universidade e a sociedade local, e contribuir para a formação de professores por meio de experiências de práticas de ensino, também faz parte das ações dos projetos”, ressalta a Profa. Andréa. 

Em Alfenas, as atividades do Cursinho Êxito terão início a partir do dia 20 de julho também pela plataforma Google Classroom,  com disponibilização de materiais e avaliações. Haverá ainda a divisão dos cursistas em grupos menores, cada um sob a tutoria de um bolsista-professor, que acompanhará o desenvolvimento das atividades do grupo por meio do WhatsApp. Outras informações estarão disponíveis no site do cursinho e na página do Facebook. As dúvidas devem ser enviadas para o e-mail: cursinhounifalmg@gmail.com.

Reunião dos coordenadores dos projetos, realizada em 26 de junho. De cima, iniciando à esquerda: Elias Ribeiro da Silva (coordenador do Projeto em Alfenas), Antonio Donizetti G. de Souza (coordenador do Projeto em Poços de Caldas), Luisa Dias Brito (coordenadora do Curso de Formação), Lívia Nascimento Monteiro (coordenadora adjunta do Curso de Formação), Ana Carolina Guerra (coordenadora do Projeto em Varginha) e, no canto superior à direita, a Profa. Andréa.

A expectativa é que o programa promova um encontro remoto com todos os bolsistas no mês de agosto para troca de experiências e maior integração entre os projetos. Segundo a coordenação, o programa vem traçando estratégias para a retomada das atividades para que os estudantes dos cursinhos possam ser atendidos da melhor maneira possível durante o período da pandemia.

 

NOTÍCIA #5 (Publicado em 31/03/2020)

VAMOS NOS MANTER POSITIVOS!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) coloca no ar os editais do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que contemplam as versões impressa e digital da prova. Você pode conferir também as datas para solicitação de isenção da taxa de inscrição. De 6 a 17 de abril, os alunos que atenderem às condições descritas no edital podem solicitar a isenção. Para saber mais, acesse o portal de notíciashttps://enem.inep.gov.br/.

 

NOTÍCIA #4 (Publicado em 16/03/2020)

COMUNICADO

O Programa Curso Preparatório para o Enem, como medida de prevenção contra a disseminação do coronavírus (Covid-19) e acompanhando à decisão da Universidade Federal de Alfenas, informa que as aulas estão suspensas a partir do dia 18 de março de 2020. A previsão é que a suspensão vá até 31 de março de 2020, mas nos próximos dias, novos comunicados serão direcionados informando da veracidade da informação do retorno e das novas decisões.

 

NOTÍCIA #3 (Publicado em 13/03/2020)

NOVO E-MAIL

O Programa Curso Preparatório para o Enem conta agora com um novo e-mail de contato, com a contacursinhounifalmg@gmail.com!

 

NOTÍCIA #2 (Publicado em 12/03/2020)

OPORTUNIDADE

Ontem (11/03) a equipe de gestão do Programa Curso Preparatório para o ENEM publicou a 2ª chamada para matrículas do modo extensivo. As chamadas ocorrem mediante vagas existentes. Fiquem atentos às chamadas publicadas na sessão "Matrículas 2020"!

 

NOTÍCIA #1 (Publicado em 06/03/2020)

INÍCIO DAS AULAS

Após reuniões da equipe do Programa Curso Preparatório para o Enem, ficou decidido que as aulas terão início no dia 09/03/2020 (Segunda-feira), tanto no turno da manhã, quanto no turno da noite.

Na primeira semana ocorrerá uma programação especial de boas vindas aos alunos. Os matriculados dos dois turnos deverão se encontrar as 7h e 19h respectivamente, no prédio R, sala 102.